São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto polêmico atualiza texto vigente desde 1973

DA REPORTAGEM LOCAL

A nova Lei de Direito Autoral, aprovada na quarta-feira pela Câmara dos Deputados, em Brasília, tem por objetivo atualizar um texto vigente desde 1973.
Segundo o deputado Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), esse é o projeto que está tramitando no Congresso há mais tempo, perdendo apenas para o Código Civil.
Ferreira é o relator do texto, que foi aprovado em Comissão Especial da Câmara antes de ir para o Congresso.
A proposta, que ainda precisa de aprovação no Senado para virar lei, inclui modificações referentes às novas tecnologias de reprodução e veiculação de obras culturais, como o CD-ROM e a Internet.
Ela cria o direito de distribuição por meio eletrônico, ou seja, é necessário a autorização do autor ou o pagamento dos direitos por qualquer forma de produção intelectual -de livros, fotos etc -veiculados, por exemplo, na Internet.
Fica mantido na proposta um sistema único de arrecadação e distribuição de direitos autorais de execuções públicas.
Atualmente, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) é o órgão responsável por isso. As associações de autores serão responsáveis pela indicação desse sistema.

Texto Anterior: Artistas querem impedir aprovação de lei
Próximo Texto: Volume expõe decantação estilística de Noll
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.