São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vasco se entrega hoje a veteranos

SÉRGIO RANGEL

SÉRGIO RANGEL; MAÉRCIO SANTAMARINA
DA SUCURSAL DO RIO E

Mauro Galvão, 35, Evair, 32, e Luisinho, 31, comandam a equipe na primeira decisão

MAÉRCIO SANTAMARINA
O Vasco aposta na experiência dos seus principais jogadores para deixar o Morumbi com pelo menos um empate, hoje, contra o Palmeiras, na primeira partida da decisão do Campeonato Brasileiro.
O zagueiro Mauro Galvão, 35, o atacante Evair, 32, e o meia Luisinho, 31, são os principais trunfos do técnico Antônio Lopes para comandar o time em São Paulo.
"Eles já atuaram em várias partidas decisivas e vão poder orientar os mais jovens num jogo tenso como esse", disse Lopes.
O atacante Evair, que já disputou três decisões do Brasileiro (1986, 93 e 94), passou a atuar como um líder em campo.
"Acho que temos o dever de cobrar um maior empenho dos jogadores mais novos em campo", declarou o atacante.
"Eu não me canso de pedir e mostrar aos mais jovens a importância de acreditar em todos os lances da partida", contou o atacante Evair, que mudou o estilo de jogo no Vasco.
Fora de casa, Evair atua praticamente como um jogador de meio-campo. Quando o seu time perde a posse de bola, sempre volta para auxiliar na marcação.
Com a mudança, ele perdeu a fama de artilheiro construída nos tempos de Guarani, Atalanta e Palmeiras, quando tinha a função de apenas definir os lances de ataque e, eventualmente, armar jogadas atuando como um pivô.
O zagueiro Mauro Galvão, que disputa Campeonatos Brasileiros há 18 anos, é o jogador mais respeitado do grupo.
"Nas 31 partidas que jogamos juntos na competição, sempre tentei passar experiência. Mesmo achando que já passei todos os meus segredos aos jovens, vou estar atento para manter a calma dos jogadores", disse Galvão.
O jogador vai disputar a sua terceira final da competição -ganhou em 1979 e 1996 (a maior distância entre dois títulos que um jogador conquistou em Brasileiros).
O meia Luisinho, outro veterano do grupo, voltará ao time neste domingo e também terá a função de ditar o ritmo. Ele ficou fora da equipe por três partidas.
Além da experiência de Evair, Galvão e Luisinho, o Vasco vai contar com o atacante Edmundo, 26, que já disputou duas finais de campeonato (1993 e 94), e o lateral-direito Válber, 30.
"Entrar ao lado de jogadores experientes sempre dá mais confiança", disse o zagueiro Odvan.
Emprestado pelo Americano de Campos (RJ) ao Vasco, Odvan, 23, disputará a primeira decisão de sua carreira.
O empate neste domingo é considerado um excelente resultado para o Vasco.
Melhor campanha na competição, o time carioca decidirá o título diante de sua torcida, no próximo domingo, no Maracanã.
"Eu só vou levar o regulamento em consideração ao final da competição, mas mesmo assim não vou dizer que um empate fora de casa não será um bom resultado", disse o técnico Lopes.
Além de o Vasco lutar para não deixar São Paulo com uma derrota, a partida será especial para quatro jogadores: os zagueiros Odvan e Mauro Galvão, o meia Juninho e o atacante Edmundo.
Com dois cartões amarelos cada um, eles correm o risco de ficar de fora da última partida da decisão.
O time carioca está brigando pelo terceiro título do Brasileiro. O clube foi campeão em 1974 e em 1989. Em 1979, foi vice, perdendo para o Internacional, que contava com Mauro Galvão.
Cerca de 10 mil torcedores vascaínos deverão deixar o Rio na manhã de hoje para assistir a partida no Morumbi.

Texto Anterior: Reunião define planos do clube
Próximo Texto: Mauro Galvão quer taça para coroar retorno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.