São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diferença de pressão indicaria risco de vida; Prêmio aceita inscrição até o dia 23 de janeiro; China toma medidas para prevenir epidemia; Dicionário relaciona nomes de doenças; África recebe vacina contra meningite; Reação alérgica ataca mais os hospitalizados; Programa evitaria acidentes de trabalho

JULIO ABRAMCZYK

Diferença de pressão indicaria risco de vida
O risco de morte por doença das coronárias é maior quando a diferença entre as pressões máxima e mínima está acima de 65 mmHg, concluiu Athanase Benetos, da Universidade de Paris, em pesquisa publicada na revista "Hypertension" deste mês.

Prêmio aceita inscrição até o dia 23 de janeiro
Termina dia 23 de janeiro o prazo de inscrição para o prêmio de imunovirologia das Sociedades Brasileiras de Infectologia e de Medicina Tropical, para residentes e médicos infectologistas, patrocinado pelo laboratório Bristol-Myers Squibb.

China toma medidas para prevenir epidemia
O Ministério da Saúde da China reforçou medidas de vigilância em Hong Kong para prevenir eventual epidemia, após o segundo caso humano provocado por um vírus da gripe (H5NI), antes presente somente em pássaros.

Dicionário relaciona nomes de doenças
A Associação Paulista de Medicina e a Lemos Editorial (tel. 011-251-4300) acabam de lançar "Epônimos na Prática Médica", um dicionário de doenças batizadas com nomes próprios, de autoria dos professores Mansur Bittar Gebara e Rubens de Almeida Pupo Jr.

África recebe vacina contra meningite
Um estoque de 7 milhões de doses de vacina contra a meningite meningocócica, com igual número de seringas, está sendo posto à disposição de países africanos, sem recursos para combater a doença, pela OMS.

Reação alérgica ataca mais os hospitalizados
Apesar de reações alérgicas ocorrerem em poucas pessoas, cerca de 30% dos doentes hospitalizados têm reações adversas a medicamentos, alertam os médicos Richard D. DeShazo e Stephen F. Kemp, na revista Jama ("The Journal of the American Medical Association").

Programa evitaria acidentes de trabalho
Estimativa feita pelo Banco Mundial destaca que a maior parte das doenças e acidentes do trabalho, com grandes perdas econômicas para os países em desenvolvimento, poderia ser evitada por meio da adoção de programas preventivos de saúde e de segurança no trabalho.

E-mail: julio@uol.com.br

Texto Anterior: Menino tem de fugir de mosquitos no verão
Próximo Texto: Coleta seletiva dá 13º salário a catador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.