São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faculdades tentam se exibir via esporte

FERNANDA PAPA
DA REPORTAGEM LOCAL

Há pelo menos dois anos o esporte tem tomado mais espaço do que as obrigatórias aulas de educação física em faculdades e universidades de São Paulo.
A participação de algumas dessas instituições no patrocínio de equipes de ponta tem tirado o esporte do âmbito somente universitário.
Além da abertura de campos de pesquisa e aperfeiçoamento técnico, a possibilidade de graduação para atletas de alto nível, cuja perspectiva de vida se limitava à carreira esportiva, geralmente curta.
As Faculdades Sant'Anna, por exemplo, mantém o time de futebol feminino Lusa-Sant'Anna, vice-campeão brasileiro, e distribuiu 379 bolsas de estudo para alunos ligados a competições universitárias em 1997.
"Optamos pelo futebol feminino pois não exige tanto investimento quanto outros esportes", diz Luis Roberto Rodrigues, 50, gerente de esportes da Sant'Anna.
No nível universitário, o forte da Sant'Anna, que fica na zona norte de São Paulo, é o atletismo.
Já a Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo, é o "centro" do handebol.
O coordenador das atividades na Metodista, Alberto Rígolo, 44, foi o técnico da seleção brasileira masculina até outubro passado.
"Deixei o cargo para me dedicar aos projetos da Metodista, que tem desde escolinhas com 220 crianças até um time profissional, que participa de competições nacionais e internacionais", explica.
Em Santos, a Universidade Santa Cecília tem tradição de pelo menos dez anos na natação de alto nível.
Na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul, a Universidade Luterana do Brasil, conhecida como Ulbra, tem um dos times de futsal mais fortes do país: o Inter-Ulbra.
Também mantém equipe na Superliga de vôlei: o Ulbra-Diadora.

Texto Anterior: Olympikus defende liderança na Superliga; Final entre Brasil e EUA no vôlei de praia é hoje; Hipismo encerra o ano com competição em SP; Fim-de-semana é de descanso para tenistas
Próximo Texto: Estudantes têm opção em várias áreas esportivas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.