São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil recebe imigração árabe desde o século 19

DA REDAÇÃO

O Brasil é um dos países que mais acolheu imigrantes árabes cristãos. Não há números precisos, mas estima-se que o país tenha cerca de 9 milhões de descendentes de árabes.
A grande maioria é libanesa (cerca de 6 milhões). Os três milhões restantes são majoritariamente descendentes de sírios.
A imigração começou na segunda metade do século 19. Na época, os imigrantes concentraram-se nas regiões de produção de borracha (Norte) e café (Sudeste).
No início deste século, os relatos de sucesso econômico no Brasil e, principalmente, a instabilidade política do Império Otomano (que dominava o Oriente Médio) intensificaram a vinda de árabes para o país. Outra leva importante de imigrantes chegou ao Brasil após o término da Segunda Guerra Mundial (1939-45).
Hoje, o número de descendentes de libaneses no Brasil (6 milhões) é maior do que a população libanesa (3 milhões).
Entre os descendentes de árabes cristãos no país estão o ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf, o governador do Espírito Santo, Vitor Buaiz, o senador de Santa Catarina Esperidião Amin e o filólogo Antônio Houaiss.

Texto Anterior: Meio milhão deixou o Líbano desde a guerra civil
Próximo Texto: Islamismo prega respeito a cristãos e judeus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.