São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997
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CARTAS

* "Existe um boato no mercado que o Tempra vai sair de linha. Até que ano esse modelo será fabricado?"
Walter dos Santos (Presidente Prudente, SP)
Resposta
Segundo a Fiat, o Tempra não sairá de linha brevemente, mesmo com o início da produção no Brasil do sedã Marea, seu sucessor na Europa, previsto para o primeiro semestre de 98. De acordo com a Fiat, o Tempra vai concorrer em outra faixa de mercado, com preços mais baixos.

* "Quero relatar um fato semelhante ao ocorrido com a leitora Geralda Antunes de Oliveira, publicado na edição de 2 de novembro do caderno Veículos. Comprei um Gol CL 1.6 Mi e, após uma pequena colisão, percebi que o carro apresentava capô, pára-choque e tampa do porta-malas desalinhados, emendas entre o pára-lama dianteiro e o painel frontal e infiltração de água. Levei-o à revenda, onde foi confirmado o defeito de fábrica na pintura. O reparo foi autorizado, mas hoje tenho um carro com a frente reformada."
Leide C. Braga (Jacareí, SP)
Resposta
A Volkswagen informou que o carro foi avaliado na presença da cliente e ficou constatado que o serviço estava de acordo com os padrões estabelecidos pela fábrica.

* "Gostaria de saber qual é o eixo comando de válvulas mais indicado para ser instalado em um motor 1.300 a álcool, ano 86, da Fiat. Meu interesse é melhorar o desempenho do propulsor."
Francisco Botelho Júnior (São Paulo, SP)
Resposta
Segundo o preparador de motores Gilberto Perrella, o comando de válvulas esportivo mais indicado é o de 282°, que pode ser encontrado na loja Aerocar: tel. (011) 219-1701.

* "Tenho uma picape S10 95. Na revisão dos 10.000 km, a revenda Pompéia (GM) não colocou o adesivo que indica a próxima revisão. Aos 40.000 km, o carro apresentou defeito na junta do escapamento. Na revenda W. Mavalli, fui informado de que teria perdido a garantia, por não ter feito todas as revisões. Paguei R$ 175,34. Depois surgiram avarias na injeção e no motor do limpador do pára-brisa (mais R$ 497,09). Com 50.000 km, o pedal da embreagem apresentou problemas. O conserto foi orçado em R$ 680. Consultei outra revenda, a Proeste, que executou o serviço dentro da garantia. Além disso, disseram que os outros serviços também estavam cobertos pela garantia. Acho justo que a W. Mavalli me devolva os valores."
Álvaro Eduardo Bastos Oliva Filho (São Paulo, SP)
Resposta
Segundo a General Motors, a autorizada realizou os serviços de acordo com os procedimentos indicados pela fábrica.

* "Tenho uma Quantum, ano 93, cujo revestimento do teto começou a descolar. Ainda que a montadora diga que o carro está fora do período de garantia, o problema me parece um defeito de qualidade no produto."
Homero Santos Jr. (Limeira, SP)
Resposta
Segundo a Volkswagen, veículos da marca têm garantia de 12 meses, sem limite de quilometragem. O período é considerado suficiente pela fabricante para que se manifestem falhas. As correções, se existirem, são feitas gratuitamente dentro do período da garantia. No caso do leitor, afirma a montadora, o prazo de garantia acabou há pelo menos três anos.

* "Comprei um Vectra GL, em março, na revenda Afonte. Com 5.000 km, o carro apresentou um ruído muito forte ao frear. Segunda uma revenda, a razão foi a retirada de amianto das fitas de freio, o que posteriormente foi reafirmado pela montadora, em uma vistoria.
Paulo Asfora (Recife, PE)
Resposta
A General Motors informou que o veículo foi reparado pela concessionária em 31 de outubro.

Em contato com o leitor, a Folha foi informada de que o problema ainda persiste.

* "Comprei um Gol 1.0i, em agosto do ano passado, na concessionária Itacuã. Desde que o veículo saiu da revenda, dois problemas foram constatados: trepidação na carroceria e barulho de estouro no motor. Na concessionária, fui orientado a esperar pela revisão dos 10.000 km. Depois dessa revisão, o carro já esteve mais cinco vezes na revenda."
Adriano Kowalesky (Ribeirão Preto, SP)
Resposta
A Volkswagen disse que consultou a Itacuã e foi informada de que a última passagem do veículo pela concessionária ocorreu no dia 3 de novembro e que, após essa data, o cliente não voltou a reclamar.

A Folha contatou o leitor, que afirma que não irá procurar a revenda por achá-la incapacitada para resolver a questão.

* "Comprei em maio passado um Ibiza, da marca Seat, na concessionária Sopave. Infelizmente, o carro sofreu uma colisão traseira. Foi trocada a tampa traseira do pára-choque. O reparo, segundo a concessionária, demoraria 20 dias. Hoje, passados 50 dias, não tenho nem sequer uma previsão de quando o meu carro ficará devidamente pronto."
Gildo Araujo (São Paulo, SP)
Resposta
A Volkswagen informou que, apesar de todo o esforço em assegurar condições ideais de atendimento, existe a possibilidade de momentaneamente algum item não estar disponível. A montadora disse também que consultou a revenda autorizada Sopave e foi informada de que o assunto já fora solucionado."

O leitor confirmou à Folha já ter recebido o carro.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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