São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 1997 |
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Vendas crescem até 30% nos shoppings
SIMONE CAVALCANTI
Hoje a Associação Comercial de São Paulo pretende divulgar os números sobre as vendas do final de semana no comércio em geral, que também devem apontar o crescimento do movimento. Segundo a entidade, o número de consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) acumulado nos 12 primeiros dias de dezembro foi de 738,3 mil, cerca de 23,23% a mais do que o mesmo período de 1996, que foi de 599,1 mil. O Telecheque teve 817,2 mil consultas, 53,27% superiores às 533,1 mil do ano passado. O presidente da Alshop (Associação de Lojistas de Shopping do Estado de São Paulo), Nabil Sahyon, disse ontem que os shoppings de São Paulo registraram aumento de 50% no fluxo de consumidores em relação ao final de semana passado. Sahyon diz que as vendas com pagamento à vista também cresceram. Cerca de 40% das compras efetuadas nos shoppings em dezembro são efetuadas com pagamento à vista, contra 25% do início de novembro. Apesar do volume, ele afirma que as vendas no comércio varejista ainda podem registrar queda entre 5% e 7% comparadas a 1996. "Caso as vendas sejam 5% menores do que em 1996, os lojistas ainda podem ficar satisfeitos." Para o publicitário Sérgio Molina, proprietário da DMV Comunicações, os consumidores continuam cautelosos, optando por pesquisar bastante antes de comprar, o que tem levado os shoppings a registrar movimento alto de público. Segundo Waldir Chao, gerente-geral do shopping Iguatemi, 130 mil pessoas passaram pelo local neste final de semana -fluxo 7% superior ao da semana anterior. As vendas também se mostraram aquecidas, superando em 15% as do fim-de-semana anterior. O Continental Shopping teve movimento de 150 mil pessoas, com crescimento de 30% no fluxo de consumidores, contra 115 mil do anterior. Cerca de 250 mil pessoas passaram pelo shopping Aricanduva neste final de semana -número 40% maior comparado ao último final de semana de novembro. Bens duráveis Segundo a Federação do Comércio do Estado de São Paulo, neste último fim-de-semana as vendas de bens duráveis -utilidades domésticas e móveis e decoração- aumentaram na região metropolitana da capital, mas ainda estão 10% inferiores às registradas em dezembro de 1996. Para Oiram Corrêa, gerente da assessoria econômica da entidade, os lojistas estão fazendo um "esforço promocional" para tentar elevar as vendas, mas o faturamento deste Natal não deve ultrapassar o do ano passado. Corrêa diz que 46% dos lojistas entrevistados pela federação responderam que o fim-de-semana passado foi melhor em relação às vendas. Já 39% responderam que o movimento foi igual. "Apesar do fôlego, a expectativa é em torno de de 4% de queda no faturamento." Texto Anterior: Mercado espera TBC entre 2,5% e 2,8% Próximo Texto: Rede Carrefour compra 50% do Eldorado Índice |
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