São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendas crescem até 30% nos shoppings

SIMONE CAVALCANTI
DA REPORTAGEM LOCAL

As vendas nos 19 maiores shoppings do país cresceram até 30% no último final de semana sobre os dez primeiros dias de dezembro. A informação é de pesquisa feita pela DMV Comunicações, empresa especializada em shopping centers.
Hoje a Associação Comercial de São Paulo pretende divulgar os números sobre as vendas do final de semana no comércio em geral, que também devem apontar o crescimento do movimento.
Segundo a entidade, o número de consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) acumulado nos 12 primeiros dias de dezembro foi de 738,3 mil, cerca de 23,23% a mais do que o mesmo período de 1996, que foi de 599,1 mil.
O Telecheque teve 817,2 mil consultas, 53,27% superiores às 533,1 mil do ano passado.
O presidente da Alshop (Associação de Lojistas de Shopping do Estado de São Paulo), Nabil Sahyon, disse ontem que os shoppings de São Paulo registraram aumento de 50% no fluxo de consumidores em relação ao final de semana passado.
Sahyon diz que as vendas com pagamento à vista também cresceram. Cerca de 40% das compras efetuadas nos shoppings em dezembro são efetuadas com pagamento à vista, contra 25% do início de novembro.
Apesar do volume, ele afirma que as vendas no comércio varejista ainda podem registrar queda entre 5% e 7% comparadas a 1996.
"Caso as vendas sejam 5% menores do que em 1996, os lojistas ainda podem ficar satisfeitos."
Para o publicitário Sérgio Molina, proprietário da DMV Comunicações, os consumidores continuam cautelosos, optando por pesquisar bastante antes de comprar, o que tem levado os shoppings a registrar movimento alto de público.
Segundo Waldir Chao, gerente-geral do shopping Iguatemi, 130 mil pessoas passaram pelo local neste final de semana -fluxo 7% superior ao da semana anterior.
As vendas também se mostraram aquecidas, superando em 15% as do fim-de-semana anterior.
O Continental Shopping teve movimento de 150 mil pessoas, com crescimento de 30% no fluxo de consumidores, contra 115 mil do anterior.
Cerca de 250 mil pessoas passaram pelo shopping Aricanduva neste final de semana -número 40% maior comparado ao último final de semana de novembro.
Bens duráveis
Segundo a Federação do Comércio do Estado de São Paulo, neste último fim-de-semana as vendas de bens duráveis -utilidades domésticas e móveis e decoração- aumentaram na região metropolitana da capital, mas ainda estão 10% inferiores às registradas em dezembro de 1996.
Para Oiram Corrêa, gerente da assessoria econômica da entidade, os lojistas estão fazendo um "esforço promocional" para tentar elevar as vendas, mas o faturamento deste Natal não deve ultrapassar o do ano passado.
Corrêa diz que 46% dos lojistas entrevistados pela federação responderam que o fim-de-semana passado foi melhor em relação às vendas. Já 39% responderam que o movimento foi igual. "Apesar do fôlego, a expectativa é em torno de de 4% de queda no faturamento."

Texto Anterior: Mercado espera TBC entre 2,5% e 2,8%
Próximo Texto: Rede Carrefour compra 50% do Eldorado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.