São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nippon fará joint venture com Usiminas

IRINEU MACHADO
DE LONDRES

A Nippon Steel, maior siderúrgica do Japão, vai formar uma joint venture com a Usiminas para produzir aço para a indústria automobilística sul-americana. A empresa vê o novo negócio como alternativa para escapar da crise asiática.
A nova linha de produção começa a operar no segundo semestre de 1999 em Ipatinga (MG) com um capital de US$ 60 milhões, segundo revelou ontem o jornal britânico "Financial Times".
O negócio entre a Usiminas e a Nippon envolve um investimento total de US$ 200 milhões. No capital da joint venture, a Usiminas terá 60% das ações e a Nippon ficará com os 40% restantes.
Segundo a empresa japonesa, a capacidade de produção inicial vai ser de 400 mil toneladas de aço por ano.
Objetivo
O objetivo da Nippon é entrar no fornecimento de material para o crescente mercado da indústria automobilística da América do Sul. A empresa enfrenta dificuldades no Japão porque a demanda do mercado local enfraqueceu e, com a retração da economia no país, a empresa prevê dias piores pela frente.
As ações do setor siderúrgico japonês estiveram entre as mais afetadas pelas recentes crises do mercado financeiro.
O valor das ações da Nippon caiu mais de 50% desde o último mês de maio.

Texto Anterior: Mercosul faz acordo para liberar serviços
Próximo Texto: Souza Cruz vai otimizar uso do fumo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.