São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula diz que FHC repete erro do PT na eleição de 94

DA REPORTAGEM LOCAL

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acha que o presidente Fernando Henrique Cardoso incorre em soberba ao vislumbrar um quadro favorável à sua reeleição em 98. "Em 94, não me dei conta de que os adversários poderiam me passar e perdi. Acho que o presidente está cometendo o mesmo erro", afirmou.
Provável candidato ao Planalto, Lula rechaçou o rótulo de "demagogo" aplicado nele quando FHC comentou a conclamação do petista para que desempregados ocupassem locais públicos e sedes de governos.
"Eu poderia chamar o presidente de mentiroso por não cumprir a promessa da campanha de 94 sobre emprego, mas não vou fazer isso", afirmou Lula durante jantar de confraternização com militantes paulistanos anteontem à noite.
Na sequência, Lula trocou a tentativa de ironia por um ataque direto. "Alguém que dá dinheiro para bancos e é beneficiado pela compra de votos só podia ser grosseiro com os adversários", disse.
Lula não limitou a conversa com jornalistas a criticar o "jogo rasteiro" de FHC. Guardou espaço, também, para um auto-elogio. "O PT não pode rasgar nota de R$ 100", declarou sobre a razão de sua candidatura, que no campo da esquerda, até agora, é a que apresenta maior potencial de saída.
"A verdade é que eles (governo) pensavam que o Lula tinha desaparecido do cenário político e erraram outra vez", acrescentou.
Apesar do discurso, Lula se recusou a responder se estava com vontade de ser candidato.

Texto Anterior: Se balança, cai
Próximo Texto: Após 20 dias, Motta deixa o hospital
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.