São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Piores cursos de odonto estão no Sudeste

DA REPORTAGEM LOCAL

A região Sudeste do país oferece os melhores cursos de medicina veterinária e alguns dos piores de odontologia. Esse é o resultado da primeira avaliação realizada pelo MEC dos dois cursos.
O resultado é uma péssima notícia, principalmente para quem cursa odontologia, pois 56,5% desses cursos estão na região -já que se trata de profissão urbana.
Em relação ao desempenho das universidades públicas, o curso de veterinária é o que mais preocupa, porque tem 76% dos graduandos. Apenas 33% das federais tiveram notas A e B, e 22% tiveram as piores avaliações (resultados D e E).
As estaduais apresentaram os melhores resultados. 30% delas tiveram A e 10%, B. Houve um grande percentual de notas D (30%), mas nenhum E.
O pior resultado ficou com as privadas. Mais da metade delas (55,5%) teve notas D e E.
No geral, o peso das notas E ficou com as federais. Do total dessas notas, 75% foram nessas universidades, bem mais do que as privadas (com 25% dessas notas).
O maior percentual das notas A ficou com as estaduais, que levaram 80% do total. As federais ficaram apenas com 20%.
Longevidade X qualidade
Em veterinária, ao contrário de administração e direito, a idade do curso não refletiu diretamente na sua qualidade. O desempenho dos cursos surgidos entre 1970 e 1994 foi muito superior aos anteriores: 39% tiveram A e B.
Mas nenhum curso anterior a 1970 obteve A, e mais da metade teve conceitos D e E.
Em relação ao corpo docente, o curso de veterinária foi um dos que apresentaram a maior porcentagem de professores doutores e mestres trabalhando em tempo integral. 63,3% deles estão nessa categoria, contra 52,3% dos professores de engenharia química, 2º colocado. Direito e administração são, ao contrário, os que apresentam as maiores proporções de professores em regime parcial e em nível de especialização.
Outra diferença em relação aos outros cursos avaliados pelo provão ocorreu com odontologia. O desempenho dos cursos municipais -geralmente mais baixo- surpreendeu. Um quarto dos cursos municipais de odontologia obteve a maior nota do MEC, A.

Texto Anterior: 70% dos cursos têm nota menor que 4
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.