São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 1997
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Entenda a importância da carta da Fokker

. O Fokker-100 que caiu em 31 de outubro do ano passado teve problemas no reverso -mecanismo que desvia o jato das turbinas para frente, funcionando como freio nos pousos. No acidente, o reverso abriu na decolagem
. A TAM sempre alegou que uma carta da Fokker dizia que a abertura do reverso em vôo era impossível e que o fabricante informou que era dispensável treinamento específico para isso
. Carta da Fokker obtida pela Folha, com a data descrita pela TAM, não descarta a necessidade de treinamento e diz que a abertura do reverso "não é possível" em uma hipótese específica -quando o piloto o aciona em vôo sem querer- e "não deve ocorrer" na decolagem
. O manual do fabricante do Fokker-100 diz que a chance de abertura do reverso em vôo é muito remota ("very remote"), mas não descarta a possibilidade
. Relatório da Aeronáutica incorpora versão da TAM, dizendo que não houve treinamento para essa falha "em virtude de correspondência do fabricante da aeronave"

Como funciona o reverso
1 - Fechado
Permite que o ar da turbina passe livre, não influindo no vôo
2 - Aberto
Redireciona o ar da turbina, funcionando como um freio. No acidente, abriu em vôo

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