São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Virose de verão provoca novos sintomas

WAGNER OLIVEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

Hospitais de tratamento infantil de Bauru (SP) estão registrando aumento no número de casos de crianças com virose de verão que apresentam novas características com relação às viroses do ano passado.
Em 1996, a virose de verão causava, na maioria dos casos, febre, tosse e secreção nasal. Desta vez, os sintomas mais comuns são diarréia e vômitos.
As viroses de verão em 1996 representavam apenas 20% dos casos das crianças atendidas com alguma espécie de virose. Este ano, já representam 40% dos casos.
O supervisor médico do PAI, o pediatra Felinto dos Santos Neto, disse que as características diferentes da doença podem estar relacionadas à mutação do vírus.
Segundo o pediatra, as bruscas mudanças no clima podem ter contribuído para que o vírus cause outros sintomas nas crianças afetadas. "Há alguns dias, o crescimento dos casos começou a ser notado. A doença ficou mais evidente", afirmou.
O supervisor do PAI afirmou que o novo tipo de virose não chega a ser grave, mas alerta para o risco de o paciente desenvolver um quadro de desidratação, em decorrência do vômito e diarréia.
"O vírus causa inflamação na parede do aparelho digestivo, levando a uma irritação. O vômito e a diarréia são desencadeados a partir da inflamação."
A ala infantil do Hospital de Base de Bauru (340 km a noroeste de São Paulo) está lotada com os casos de crianças internadas por causa da virose de verão.
A internação é recomendada quando as crianças já apresentam quadro adiantado de desidratação. Num quadro menos evoluído, o tratamento pode ser feito em casa com orientação médica.

Texto Anterior: Supermercado é assaltado em SP
Próximo Texto: Aeroporto de Campinas terá dez novos vôos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.