São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Elisa Stecca mostra surpresas do vidro soprado

BRUNA MONTEIRO DE BARROS
DA REDAÇÃO

Sob o título de "Cotidiano Dramático", a exposição que a designer e estilista Elisa Stecca abre hoje apresenta uma linha de peças de vidro que vai além do utilitário.
Com a técnica de vidro soprado artesanalmente, Stecca se apropria de temas externos ao design para criar objetos que ofereçam conforto físico e estético, qualidade e personalidade.
"O design não precisa ser clean, asséptico, só forma", diz a artista em entrevista à Folha. "Ele pode contar uma história, de uma relação ou de um lugar."
Os temas variam entre as relações amorosas, o tango, neurônios e flores. "O meu método criativo consiste na experimentação com todos os temas vivos. É quase uma coisa lúdica", explica.
Mas, no final, a expressão da artista se mistura à do material, já que, segundo Stecca, o vidro é uma massa incandescente, a qual não se pode dominar completamente. "É sempre uma surpresa."
Quando foi fotografar as peças para produzir o catálogo da exposição, Stecca encontrou imagens que evidenciaram ainda mais o aspecto além da forma.
Assim, decidiu convidar a escritora Fernanda Young, autora de "A Sombra das Vossas Asas" e "Vergonha dos Pés", a escrever para o catálogo.
"A Fernanda disse que me daria poemas de presente, já que não os publicaria", conta Stecca, que recebeu as frases prontas e passou a casá-las com as fotos, fazendo "um trabalho de edição de imagens".
O resultado é um catálogo em forma de cartões-postais, com fotos de Marcio Neves e design gráfico de Marcelo Pallota.
As peças são realçadas pela iluminação vermelha e vêm acompanhadas das frases de Fernanda, como: "Submeto todos os meus neurônios ao fogo. Que eles se extingam diante da paixão".

Exposição: Elisa Stecca
Vernissage: hoje, às 19h
Onde: Elisa Stecca Design (r. da Consolação, 3.534, tel. 280-8589)
Quando: seg. a sex., 10h às 19h; sáb., 11h às 16h

Texto Anterior: Maestro é gênio da batuta
Próximo Texto: Silvio Dworecki lança "Camadas do tempo"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.