São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem é Lee Hoe Chang

OSCAR PILAGALLO
DO ENVIADO ESPECIAL

Lee Hoe Chang, 62, do Grande Partido Nacional, é o candidato da situação, e essa é sua principal desvantagem nas eleições que se realizam hoje.
Ex-membro da Suprema Corte, Lee é jurista e teve papel de destaque na resistência à ditadura, impedindo que civis fossem julgados em tribunais militares.
Com um perfil de tecnocrata liberal e defensor da globalização, Lee é o candidato mais identificado com a elite financeira e industrial da Coréia.
Ele foi primeiro-ministro do presidente Kim Young Sam, mas apenas por quatro meses, há quatro anos.
Saiu brigado, mas ainda assim carrega o fardo de ser o candidato de um governo que jogou o país na crise econômica atual.
Apoio ao FMI
Lee foi o único candidato que desde o princípio apoiou sem ressalvas os termos do acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), assumindo o ônus político da posição impopular.
Em segundo lugar nas pesquisas, mas praticamente empatado, Lee era considerado o grande favorito até que foi revelado que um filho seu mentiu sobre o próprio peso para escapar do alistamento militar.
Lee é conhecido por sua integridade, e o episódio abalou sua candidatura. Mais tarde, a questão foi contornada e ele conseguiu recuperar parte das intenções de voto.
(OP)

Texto Anterior: Conglomerados serão problema
Próximo Texto: Decisão na Coréia do Sul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.