São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especialistas explicam possíveis causas de distúrbios

DA REPORTAGEM LOCAL

Especialistas entrevistados pela Folha se manifestaram com cautela sobre as notícias de que anteontem, no Japão, centenas de pessoas foram internadas com distúrbios na visão ou convulsões, que teriam sido provocadas nelas ao assistirem ao desenho animado "Pokemon".
Diversos neurologistas afirmaram que flashes de luz intermitentes, que piscam em frequências às quais o ser humano é sensível, podem desencadear crises convulsivas e desmaios.
"Muitas pessoas não sabem que são sensíveis a esse estímulo, até terem o primeiro contato com essas luzes intermitentes", disse o neurologista Esper Cavalheiro, professor da Universidade Federal de São Paulo.
Essas reações ocorrem porque nas pessoas sensíveis podem existir respostas simultâneas aos estímulos em diferentes regiões do cérebro, segundo Cavalheiro. O grau de sensibilidade a esses estímulos pode ser determinado em testes com luzes intermitentes usados durante eletroencefalogramas, segundo Ademir Baptista Silva, do Departamento de Neurologia da Unifesp.
Esse tipo de exame é semelhante ao que é empregado em pacientes com suspeita de epilepsia, segundo Silva.
"Não há dúvida de que as experiências que crianças, adolescentes e mesmo adultos têm durante um filme ou documentário podem influenciar o comportamento por identificação", explica o psiquiatra Jair de Jesus Mari, professor da Unifesp.

Texto Anterior: TV estuda indenização
Próximo Texto: Xeque recusa condenar terror com rabino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.