São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ceia oferece opção ao peru-tender-chester

CRISTIANA COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A decisão de comemorar o Natal fora de casa requer alguns cuidados. Encontrar os restaurantes que estarão abertos durante as festas é o primeiro deles. Depois, fazer as reservas com antecedência.
Enquanto vários chefs aproveitam para tirar férias na semana do Natal, alguns restaurantes preparam cardápios enxutos e sofisticados que fogem ao tradicional peru de Natal.
As ceias de Natal do Apollinari, do Cantaloup e do Le Chef destacam as aves e o bacalhau.
No primeiro, o chef Renato Freire serve perdiz recheada com purê de castanhas e buquê de legumes, com a opção de filé de bacalhau grelhado. Renata Braune, do Le Chef, também optou pela perdiz recheada com castanhas ao vinho do Porto, ao lado do bolo de bacalhau seco com camarões.
No Cantaloup, a galinha-d'angola com passas e purê de castanhas divide as atenções com salmão ao molho de laranja. Durante o almoço do dia 24, o restaurante serve brunch com frios, queijos, croissants e foccacia.
Foie gras, caviar e trufas estão na ceia sofisticada do Le Coq Hardy, preparados pelos chefs Erick Jacquin e José Pereira. Robalo com caviar, terrina de faisão com foie gras e trufas, além do carré de carneiro, compõem o menu francês.
O Antiquarius traz três receitas natalinas. Como entrada, oferece santola gratinada, a carne das patas de siris gigantes do Chile, desfiada e preparada com louro, molho de tomate e pimenta. Entre os pratos principais, figuram bacalhau, peru com purê de castanhas e cataplana de frutos do mar.
Nos restaurantes de hotéis a conversa é outra: a maioria permanece atenta aos clientes que saem para jantar e almoçar durante as festas e prepara bufês que privilegiam as ceias clássicas com peru e tender.
O restaurante The Colony, localizado no Crowne Plaza, tem bufê com 27 pratos. Entre as opções natalinas estão pernil de vitela, peru à Califórnia e lombo ao molho de ameixas e castanhas.
O peru, desta vez recheado com carne, faz parte do almoço do dia 25 do Trebbiano, no L'Hotel. Mais exótico, a ave natalina do restaurante Tarsila, do hotel Inter-Continental, leva molho de frutas e é servida com abóbora, musse de espinafre e banana dourada.
Quem quiser fugir da combinação peru-tender-chester oferecida no bufê do restaurante La Traviatta pode radicalizar e cear à nordestina no restaurante Um Cantinho do Nordeste, com vatapá, caruru e galinha ao molho pardo.

Texto Anterior: Livro é alvo de polêmica autoral entre seus realizadores
Próximo Texto: Fuja do cardápio tradicional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.