São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Receita peemedebista; Memória curta; Universal concreto; Pedindo uma reforma; A conferir; Fica o registro; Caminho da roça; Suspeita petista; Jogo perdido; Reeleição a la Spielberg; Nem Freud resolve; Vida cruel; Cicatriz radical; No muro; Politicamente incorreto

Receita peemedebista
Está no forno a pizza para deixar por isso mesmo as acusações de corrupção no DNER. Padilha (Transportes) tem dito que os projetos citados são de responsabilidade dos Estados, mediante convênios. Ou seja, os culpados seriam funcionários locais.

Memória curta
O ministro Padilha diz não ver nada demais no fato de Maurício Borges (DNER) pegar carona no jatinho da Andrade Gutierrez. Esquece que Eliseu Resende caiu da pasta da Fazenda em 93 por viajar em avião da Odebrecht.

Universal concreto
Na última reunião ministerial do ano, FHC fez uma recomendação a todos: "Não misturar a ação governamental com a ação eleitoral". Um auxiliar perguntou a si mesmo depois se o conselho valia para o presidente.

Pedindo uma reforma
O crescimento meteórico dentro do PT da candidatura Marta Suplicy ao governo paulista retrata o grau de desespero da sigla por renovação. Não aguentam mais os tradicionais nomes, tirados sob uma terrível guerra.

A conferir
Tem gente no Planalto dizendo que Eduardo Jorge (Secretaria Geral) não deixa mais o governo, em abril, para coordenar a campanha da reeleição. A idéia seria muito mais um desejo dele do que decisão do presidente.

Fica o registro
O Banco Central não gosta muito de Covas, mas Gustavo Franco estranhou FHC ter orientado Malan e Kandir a abrirem exceção no pacote a fim de facilitar um empréstimo para São Paulo, beneficiando Paulo Maluf e Celso Pitta, do PPB.

Caminho da roça
Na cola de São Paulo, já há uma fila de prefeituras exigindo tratamento similar para obter empréstimo de bancos oficiais. Depois de ceder a Maluf, líderes dizem que FHC ficou "fragilizado" para negar outros pedidos.

Suspeita petista
De Milton Temer (PT-RJ), sobre o ágio de 921,21% sobre o preço mínimo obtido na concessão para a exploração do metrô carioca pelo setor privado: "Para explicar isso, só prendendo quem ratificou a avaliação".

Jogo perdido
A maioria da Executiva Nacional do PFL é a favor de coligação com o PPB na eleição de São Paulo. Apenas o vice Marco Maciel e José Jorge (PFL-PE) vêem com alguma simpatia o PSDB.

Reeleição a la Spielberg
O Planalto está dando os retoques finais num vistoso programa de inaugurações para o primeiro semestre de 98, no período da pré-campanha. Será o carro-chefe reeleitoral de FHC, que viajará bastante pelo país.

Nem Freud resolve
O ministro Paulo Renato (Educação) e o senador José Serra entram em 98 com um sonho em comum: a candidatura tucana ao governo paulista, se Covas levar até o fim a idéia de não disputar.

Vida cruel
Enquanto Covas poderá visitar uma réplica da Torre Eiffel em São Paulo para esquecer as punhaladas da dupla FHC-Maluf, o pepebista passará uma semana em Paris. No dia 25, ele embarca para conferir a obra original. E celebrar a ajuda do Planalto.

Cicatriz radical
O slogan "O PT Que Diz Sim" não funcionou. De acordo com uma pesquisa realizada pelo partido em São Paulo, a imagem da legenda ainda é associada a grevismo e a baderna. É uma das maiores preocupações de Lula.

No muro
O Conselho Estadual de Direitos Humanos de Minas indicou José Roberto Rezende, ex-preso político, para ombudsman da polícia. A corporação reagiu, e o governador Eduardo Azeredo reluta em aceitar o nome.

Politicamente incorreto
O Greenpeace faz manifestação amanhã em frente a lojas de brinquedos na av. Pacaembu, em São Paulo. Quer alertar sobre o perigo dos brinquedos de vinil. Pesquisa nos EUA mostrou que 18% deles têm chumbo acima dos níveis permitidos no país.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Paulo Bernardo (PT-PR), sobre pesquisa do IBGE que revelou que 20% de trabalhadores com mais de 18 anos não sabem que Fernando Henrique Cardoso é o presidente da República:
- Eu também não sabia. Pensei que fosse o ACM.

Próximo Texto: Romance no DF
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.