São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campanha pede que turista 'economize lixo'

NOELLY RUSSO
DA REPORTAGEM LOCAL

O combate ao lixo nas praias paulistas este ano vai começar nas prateleiras dos supermercados. Essa é a recomendação dos responsáveis pela Operação Litoral Vivo - Praia Limpa 98.
O objetivo é diminuir o lixo acumulado pelos turistas e reduzir a sobrecarga dos sistemas de saneamento básico no verão. Deixar de comprar tudo o que não for necessário, procurar embalagens feitas a partir de material reciclado ou reutilizável e, por último, preferir produtos que tenham símbolo de reciclável nas embalagens são as primeiras recomendações.
"O lixo que uma pessoa produz em sua própria casa é menor que o produzido durante as férias. Todo mundo prefere o descartável para ter menos trabalho. Só que isso aumenta a quantidade de lixo que, de maneiras diferentes, acaba na água do mar", diz Sérgio Dialetachi, 39, coordenador da campanha e diretor do grupo técnico de educação ambiental da Cetesb.
Segundo ele, a Operação Praia Limpa foi reestruturada este ano para abranger mais aspectos relativos à limpeza das praias. "Não é só a faixa de areia que precisa estar limpa. Há 16 cidades com manguezais que precisam ser mantidos longe de esgotos. A educação ambiental e a orientação para o turista são os grandes objetivos da deste ano. Por isso, o nome mudou."
Segundo Dialetachi, o controle vai começar nas rodoviárias e rodovias. Nas primeiras, a orientação é não jogar latas, papel e lixo pela janela dos ônibus.
Nas estradas, equipes vão manter limpos os sistemas de drenagem. "São atitudes que ajudam a diminuir a poluição. Mas nunca houve preocupação com o assunto. Agora existem investimentos em saneamento básico, mas o paulistano ainda vai amargar uns quatro anos de praias com problemas", diz Dialetachi.
A Operação Praia Limpa é realizada há dez anos e, segundo Dialetachi, mostra resultados.
Segundo ele, no começo, havia muita resistência por parte dos turistas e os maus hábitos difíceis de ser modificados.

Texto Anterior: FÉLIX
Próximo Texto: Santos e Praia Grande têm shows no verão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.