São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda como é um teste

LUÍS CURRO
DO ENVIADO A HOMESTEAD

Os tempos obtidos nas voltas e os comentários do piloto.
Boyer disse que no início de cada teste existe um jogo de pneus chamado de "control", que será a base de comparação para os jogos de teste.
O piloto dá algumas voltas (quatro ou cinco) com o "control". Marca-se o tempo.
Os pneus de testes são colocados, e o piloto dá o mesmo número de voltas para que os tempos sejam comparados.
Durante as voltas, o piloto passa por rádio suas impressões aos engenheiros.
"Notei pequena diferença. Foi frustrante" e "Esta foi, de longe, a melhor volta" foram algumas das frases que Gil de Ferran disse de seu cockpit.
Nas paradas, também mede-se a temperatura dos pneus e há verificação do desgaste e se houve formação de bolhas.
Muitas vezes, não são trocados todos os quatro pneus de uma vez, mas apenas um ou dois, para testes mais específicos do composto de cada pneu.
O engenheiro Boyer, com uma prancheta, faz anotações.
A troca de pneus estende-se por horas (cerca de três pela manhã, pausa de uma para o almoço, outras três à tarde).
Os problemas mais frequentes em relação aos pneus, afirma Gil de Ferran, são percebidos nas curvas, quando falta estabilidade, e o carro sai de traseira ou de frente. "Na reta, vale o motor."
(LC)

Texto Anterior: Pneu trava pré-temporada na Indy
Próximo Texto: Pippen já concorda em voltar aos Bulls
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.