São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MOTIVO SECRETO

. CAMPOS DE CARVALHO
Há 30 anos, justamente quando a crítica começava a apontá-lo como um dos grandes nomes da literatura brasileira, um "motivo secreto" fez com que Campos de Carvalho, 81, parasse de escrever. "Agora estou relendo meus livros e achando tudo muito engraçado. Eu era bom mesmo."
"Naquele tempo, para escrever, eu carregava caderninhos e lápis por todo lugar. No meio do trabalho, ou caminhando pelas ruas, surgiam idéias que eu anotava. Escrevia livros inteiros a lápis, depois passava à máquina", recorda.
A mesa de trabalho há tanto tempo vazia voltou, no entanto, a ser ocupada pelo escritor. Campos de Carvalho diz já ter superado a razão secreta que o fez interromper sua obra e revela que está preparando um novo romance.
Enquanto isso, negocia com uma produtora a adaptação de seu livro "A Lua Vem da Ásia", de 1954, para as telas de cinema.

CAMPOS DE CARVALHO nasceu em 1916 em Uberaba (MG). A Editora José Olympio acaba de republicar quatro de seus livros em só volume: "A Chuva Imóvel", "A Vaca de Nariz Sutil", "A Lua Vem da Ásia" e "O Púcaro Búlgaro". Vive atualmente em São Paulo.

Texto Anterior: PONTEIROS PARTIDOS
Próximo Texto: RITUAIS DO MONGE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.