São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Convite ao mergulho

MARCELO LIMA

Em diferentes tamanhos e formatos, piscinas "fervem" sob o sol do verão
Um mergulho refrescante continua sendo um dos melhores antídotos contra o estresse nos dias de calor. Melhor ainda se a piscina estiver logo ali, no jardim da casa, disponível a qualquer hora do dia ou da noite.
Para alguns privilegiados paulistanos, quase tudo é permitido quando o assunto é piscina. Do tamanho exagerado à forma pouco usual. Do café da manhã servido ao ar livre aos banhos noturnos.
"Na verdade, não usamos muito a piscina para nadar, mas, durante o verão, ela se transforma no centro da casa, tanto para tomar sol quanto para reunir os amigos", afirma a decoradora Ana Maria Vieira Santos.
Se no que se refere ao tamanho não existem restrições, quanto ao desenho, a tendência nos projetos parece ser formas mais arredondadas e orgânicas em substituição aos formatos retangulares tradicionais.
Segundo a paisagista Isabel Duprat, igualmente importante para o aspecto final é o projeto paisagístico de entorno, que deve sempre que possível integrar o jardim à piscina. "O ideal é tratar a piscina como um pequeno lago e não como um elemento estranho ao jardim", explica. Mas, apesar de nem sempre aparente, manter uma piscina em casa não significa apenas prazer e diversão. Para garantir tanto um aspecto externo agradável quanto uma boa qualidade da água são necessárias manutenção e limpeza constantes.
Segundo os especialistas, para assegurar vida longa à piscina e disponibilidade de uso em qualquer período do dia, o sistema filtro-bomba deve ser acionado diariamente. Além disso, uma limpeza superficial diária é também recomendada.
Para quem sonha em construir a sua, os cuidados devem começar pela escolha do local mais apropriado e pela definição do cronograma da construção, que não deve nunca ser iniciada em época de chuva.
Além disso, o terreno deve ser plano, de fácil acesso a máquinas de grande porte e possuir boas condições de insolação na maior parte do dia. Espaço lateral disponível é também necessário caso se queira construir um deck.
Na dúvida quanto ao modelo e a configuração mais adequados, o ideal é contar com a assessoria de pessoal especializado.

Texto Anterior: Preço é o limite
Próximo Texto: Porquinho salva vidas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.