São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 1997
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Redes não exigem experiência

DANIELA AUGUSTO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O interessado em uma franquia de serviço automotivo não precisa se preocupar com a falta de experiência no ramo. Todas as empresas oferecem treinamento para os empresários e seus funcionários.
"Só é preciso vocação para trabalhar com veículos", diz Flávio Danesin, 47, gerente de operações da Pneuac, que vende produtos e faz manutenção de veículos.
Há 45 anos no mercado, a empresa possui hoje 22 unidades próprias e quatro franqueadas.
A empresa oferece um centro de treinamento, onde o empresário e seus funcionários passam 220 horas aprendendo tudo sobre o funcionamento da loja.
Uma franquia da marca requer investimento de cerca de R$ 100 mil e um ponto de 400 m2.
Para quem não quer trabalhar com mecânica, uma opção é o serviço de recuperação de pintura de veículos, oferecidos por franquias como a Fortejato e a Ziebart.
Para abrir uma loja da Ziebart, é necessário um ponto comercial de, no mínimo, 200 m2, e quatro funcionários. O investimento total fica em R$ 48 mil, com as taxas.
"Esse tipo de serviço garante um faturamento mensal de até R$ 40 mil", afirma André Avny, 51, dono da rede, que tem uma unidade própria e 12 franqueadas.
A franquia da Fortejato exige mais funcionários (20), um espaço maior (500 m2) e um investimento inicial de R$ 300 mil.
(DA)

Onde encontrar - Pneuac: (011) 815-4500; Ziebart: (011) 247-7727.

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