São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desenho animado causa 573 internações no Japão

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pelo menos 573 pessoas -a maioria crianças- foram hospitalizadas em todo o Japão na última terça-feira após assistir a um desenho animado onde os personagens, os Pocket Monsters (monstros de bolso), vivem aventuras no cyberespaço.
A maioria das internações foi em virtude de problemas respiratórios, convulsões e irritação nos olhos. Do total de casos registrados, 65 "vítimas" tiveram de permanecer hospitalizadas.
Em uma das cenas mais impressionantes, os personagens do desenho participam de um combate no qual as armas são flashes de luz. Em outra sequência, uma bomba explode para eliminar um vírus de computador e a imagem fica por vários segundos piscando com luzes vermelhas, o que teria provocado um efeito epilético em alguns telespectadores, segundo Rika Kayama, psicóloga japonesa, autora de um estudo sobre a relação entre os videogames e a saúde de seus usuários.
O programa, que durou 30 minutos, foi exibido por 37 afiliadas da TV Tokyo e foi assistido em 17% dos televisores ligados naquele momento no Japão.

Texto Anterior: Para entidade canadense, TV é 'baby-sitter' perigosa
Próximo Texto: Fãs reclamam das novas vozes em "Os Simpsons"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.