São Paulo, segunda-feira, 22 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tribo confirma aliciamento

DA AGÊNCIA FOLHA

O diretor da escola da reserva indígena Tapirapé/Carajá, em Santa Terezinha (MT), e filho do cacique da aldeia, Kaoewygi Reginaldo Tapirapé, 24, confirmou que índios da sua tribo foram aliciados por comerciantes ilegais.
Reginaldo afirmou que a aldeia está "prensada" entre fazendas de pecuária, o que provoca a diminuição da caça e obriga os índios a saírem da aldeia para obter dinheiro com a venda de peixe e também de tartarugas. O tapirapé disse que uma das consequências da pesca predatória é a escassez de peixes na região, que já é sentida.
A assistente social Regina Rodrigues, 31, do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), que trabalha há três anos na aldeia, disse que os índios também estão buscando alternativas, com plantações de subsistência de arroz, milho, banana e mandioca.

Texto Anterior: Comerciante ilegal explora índios em MT
Próximo Texto: No Paraná, PFL é contra as privatizações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.