São Paulo, segunda-feira, 22 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unesp inicia exame com 10% de abstenção

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) começou ontem o seu vestibular, o segundo maior do país, com abstenção geral de 10% entre os 72.477 inscritos. No ano a abstenção foi de 11,2%.
Na cidade de São Paulo faltaram 16,3% dos candidatos contra 9,7% em 96. Quem faltou ontem está eliminado do vestibular.
Os vestibulandos entrevistados pela Folha acharam o exame fácil, apesar de os testes de química e de matemática serem considerados difíceis.
"Só tive dificuldade em matemática, porque caíram muitas funções e logaritmos. Resolvi muitas coisas no chute", disse Rogério Luiz Spínola, 19, que presta medicina veterinária em Botucatu.
"Foi mais fácil do que eu esperava, mas química estava complicada. Exigia muita decoreba de fórmulas", afirmou Thiago Bernardo Machado, 17, que tenta vaga em zootecnia em Botucatu.
Para Xênia Carvalho Horvath, 17, que presta educação física, a prova foi muito difícil devido à sua falta de base.
"Para quem estudou em escola pública, como eu, o exame foi complicado. Havia assuntos que eu não vi no colégio", disse ela.
Para muitos candidatos o exame de hoje seria o mais difícil de todos. "A prova específica deve cobrar do candidato conhecimento mais aprofundados da matéria", disse Valéria Regina Calixto Moura, 18, que tenta fonoaudiologia.
Quem fez prova na Universidade São Francisco, em São Paulo, pôde assistir à uma apresentação do grupo vocal Boca do Polvo, antes do início do exame. Os integrantes do grupo são estudantes de música da Unesp.
As provas de hoje
Segundo Fernando Prado, diretor-acadêmico da Fundação Vunesp, que realiza o vestibular da Unesp, quem foi mal na prova de ontem não deve desanimar.
"Os vestibulandos não podem ficar desesperados porque com as abstenções de ontem a relação candidato/vaga acaba caindo um pouco. Mesmo indo mal ontem, ainda há chances", afirma.
Prado lembra que ontem a prova tinha peso 1. As provas de hoje e de amanhã têm peso 2.
Hoje os vestibulandos da Unesp fazem prova específica, diferenciada para cada área, todas com 25 questões discursivas.
Para a área de ciências biológicas há questões de biologia (10), química (6), física (5) e matemática (4). Para ciências exatas as disciplinas são matemática (10 questões), física (9) e química (6). Os candidatos de humanidades respondem a questões de história (10), geografia (9) e língua portuguesa (6).
Os horários e locais são os mesmos de ontem. A diferença é que hoje não há tempo adicional. A prova termina às 18h.

Texto Anterior: Municípios gaúchos ficam no escuro
Próximo Texto: Prova é considerada fácil por professores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.