São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 1997
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Vendas surpreendem empresas

DA REPORTAGEM LOCAL

O ano do El Niño pode ter trazido prejuízo para fabricantes de roupas de inverno, mas segurou a onda da galera do surfe.
Boa parte dos fabricantes de pranchas atribui ao fenômeno climático o desempenho das vendas entre os meses de maio e setembro.
"Nessa época, o faturamento cai 50%. Neste ano, conseguimos manter o nível", conta Márcio Domingues, 35, dono da Bessel.
Rick Filho, 32, dono da Dakine, importadora e distribuidora de acessórios, dizia, em janeiro, que não conseguiria atender a demanda. "Calculava que venderia US$ 1,5 milhão em produtos. Mas conseguimos só a metade, porque o mercado esteve fraco todo o ano."
A Dakine importa 60% dos acessórios. "Além de os consumidores estarem com o freio de mão puxado, as importações atrasaram."
Apesar disso, ele avalia que 97 foi melhor do que 96. As vendas não cresceram tanto, mas garantiram um faturamento 30% maior.
Papai Noel "gordo"
Foi só um susto, pelo menos para alguns empresários. A subida repentina das taxas de juros, no início de novembro, chegou a intimidar muito comerciante por aí.
Mas as vendas de Natal parecem ter dado um alívio. Quem trabalha com bens não-duráveis, como itens de vestuário e alimentação, nem teve tempo para se lembrar da crise asiática ou da recessão.
Romildo Palmeira, 52, dono de duas lojas de colchões em São Paulo, se dizia apreensivo com o salto dos juros. Mas o temor de que não tivesse dinheiro para pagar o 13º dos funcionários foi só passageiro. "Surpreendentemente, as vendas não foram afetadas", diz hoje.
Pereira, que pensava em prorrogar a dívida com os fornecedores, deve fechar o balanço deste mês com um faturamento 20% maior.
As sócias Ivone Ramalho, 54, e Regina de Castro Toledo, 54, donas de uma butique em São Paulo, estavam pessimistas. As vendas logo após o pacote estavam 10% abaixo das de 96. "Prevíamos um Natal pior, mas estamos com o mesmo movimento", diz Ivone.
A vivência de vários pacotes baliza a teoria do microempresário Palmeira: "Os juros altos afetaram a venda de bens mais caros. O consumidor não deixou de gastar com itens mais baratos". Para esses empresários, a assombração do prejuízo era só Papai Noel disfarçado.

Onde encontrar - Bessel: (011) 299-1253; Dakine: (011) 531-5535.

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