São Paulo, domingo, 2 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para economistas, reeleição não é panacéia

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

A virtual aprovação da emenda constitucional que permite a reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso não é uma panacéia para a resolução dos problemas econômicos do país.
Economistas ouvidos pela Folha vêem dois efeitos da reeleição no cenário econômico: agravamento dos déficits público e comercial e facilidade para a obtenção de recursos externos.
Isso, afirmam, coloca o governo diante de um "dilema cambial": ou consegue um avanço simultâneo na reforma administrativa e na privatização, para reduzir o déficit fiscal, e nas exportações, para reduzir o déficit comercial, ou recorre a uma "paulada" (desvalorização acentuada do real) no câmbio.
Armadilha
Antonio Correa de Lacerda, presidente do Corecon-SP (Conselho Regional de Economia de São Paulo) diz que o cenário de reeleição contribui muito pouco para a redução do déficit interno.
"O ajuste deste ano se dará por conta do nível de atividade, diante da armadilha cambial. Isso tem um efeito benéfico sobre a inflação, mas por outro lado engessa a política econômica", afirma.
Lacerda acha que o governo deveria "investir" na reforma administrativa, para combater o déficit público, e nas privatizações, porque além do efeito demonstração importante no cenário externo, representa dinheiro para abater o déficit público.
Ferramentas
Para Lacerda, a manutenção da estabilidade econômica é uma "corrida contra o tempo" e os elementos citados acima são boas ferramentas para vencer essa corrida.
"Com a possibilidade de reeleição, o fluxo externo de capitais vai continuar positivo, evitando um desequilíbrio a curto prazo, mas uma análise mais a fundo revela que estruturalmente a situação é muito precária", afirmou o economista.
Preocupações
O economista Odair Abate, do Lloyds Bank, diz que as reformas

Texto Anterior: A maioridade de d. Pedro 2º saiu em 1840, a de FFHH, em 1997
Próximo Texto: Lerner lamenta expulsão de Dante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.