São Paulo, domingo, 2 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Índice

Cursos e terapia ajudam na desinibição

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O principal objetivo dos cursos de comunicação verbal é fazer com que profissionais vençam a timidez na hora de falar em público.
Procuram esses cursos grandes organizações -Ford, Bradesco, Itaú, Gessy Lever, Goodyear, IBM, entre outras- que os patrocinam a seus funcionários.
O que não impede de, às vezes, um ou outro procurar, até mesmo sem a empresa saber. Nesse caso, há facilidades de pagamento. Teria mesmo de haver. O Instituto Reinaldo Passadori, por exemplo, cobra R$ 1.250 por pessoa.
"Não fazemos milagres. Na prática, as pessoas saem motivadas a dar continuidade ao processo", afirma Reinaldo Passadori.
Outro curso de comunicação verbal é oferecido por Reinaldo Polito, autor de vários livros sobre o tema. Desde 1975 no mercado, dois dos objetivos do curso são: combater a inibição e conversar com desenvoltura.
"Sempre tive medo de público e fazer um curso foi muito útil", conta José Cláudio Cavalcanti, diretor de marketing da Marigold, empresa de cosméticos.
Ele diz que passava por muitas situações embaraçosas na hora de falar para grupos de revendedoras da empresa. Fez o curso de Reinaldo Passadori em 1995.
Hoje perguntas embaraçosas sobre o uso de determinados produtos femininos não o encabulam mais. O horror era quando elas disparavam: "Mas esse creme aqui serve para depilação?"
Em alguns casos, só um curso não resolve -aí o melhor é partir para sessões de psicoterapia.
A psicóloga Alice Carrozzo, que trabalha com empresas, desenvolveu um programa específico para driblar a timidez. "É muito bom. Hoje tremo, mas faço", diz Lara de Andrade, que fez o programa.
Outra forma -alternativa- de vencer a timidez foi criada por Marcelo Ibri, 31, diretor da escola de música Fábrica do Som. "A idéia é combatê-la pela música."
O curso dura oito semanas -ou um dia, para empresas, em versão compacta- e procura explorar o potencial da voz. "O executivo tem medo de duas coisas. Da morte e de falar em público."
(LPz)

Onde encontrar - Cursos: Reinaldo Passadori - tels. (011) 283-1224 e 284-9441; Reinaldo Polito - tels. (011) 578-3011 e 5581-0544; Fábrica do Som - tel. (011) 210-7472; Alice Carrozzo (psicóloga) - tels. (011) 289-0922 e 287-1052.

Texto Anterior: Collorgate influenciou carreira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.