São Paulo, domingo, 2 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTA

"Gostaria de sugestão para construir uma casa térrea em um terreno de 280 m2."
Carmem Guimarães, 35 - São Paulo - SP
Resposta
O projeto apresentado é de uma casa térrea, construída com sistema convencional, com alvenaria de tijolos de barro e cobertura de telhas cerâmicas sobre laje pré-moldada.
Sala, cozinha e área de serviço ocupam a parte frontal da construção, ficando os quartos e demais ambientes íntimos na parte posterior da casa.
A garagem é construída por uma estrutura de pérgulas de madeira, com cobertura translúcida, e serve de apoio para vegetação do jardim, valorizando a fachada.
A garagem subterrânea deve ser evitada, pois as dimensões do terreno não exigem tal solução, mais complexa e de custo elevado.
A implantação ocorre ao longo do lote, com a execução de um pequeno corte na topografia do terreno.
O declive natural deve ser aproveitado para a execução de um salão no subsolo, voltado para os fundos do lote.
A construção ficará mais integrada com a criação de áreas verdes e de lazer junto a esse espaço, que poderá ser utilizado para trabalhos, festas ou mesmo descanso.

Marcelo Katsuki, 29, é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

Texto Anterior: A CEF e a habitação no Brasil
Próximo Texto: Flats e cooperativas fazem a diferença
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.