São Paulo, domingo, 2 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GATOS; MOA; DENTES; TELEFONE; BIOSSEGURANÇA; SAÚDE PÚBLICA;

. GATOS
Uma nova vacina pode ajudar a tratar a alergia a gatos. Segundo Philip Norman, da Universidade Johns Hopkins, a vacina conseguiu reduzir a congestão nasal e a dificuldade de respirar nos 95 voluntários testados. A vacina contém um pedaço de uma proteína da pele do gato chamada Fel d1. A proteína estimula parcialmente o sistema de defesa do organismo, impedindo a reação alérgica.

. MOA
O moa gigante (Dinornis giganteus), uma ave que tornou-se extinto há cerca de 300 anos e que vivia na Nova Zelândia, pode ser recuperada, afirmam cientistas da Universidade Hirosaki (Japão). Os pesquisadores extraíram o material genético (DNA) do fêmur da ave, vão isolar os genes e introduzi-lo em embriões de galinha. Segundo eles, alguns dos genes podem ser integrar ao material genético das galinhas e tornarem-se "ligados", passando a produzir proteínas do moa.

. DENTES
Dentistas podem ajudar a identificar pacientes com alto risco de sofrer derrame, diz estudo publicado na revista "Journal of the American Dental Association". Cientistas do Veterans Medical Center, na Califórnia, verificaram que raios X da cabeça e mandíbulas, chamados radiografia lateral cefalométrica e usados pelos dentistas, podem revelar placas de gordura nas artérias, que, se deslocadas e levadas ao cérebro, podem causar o derrame.

. TELEFONE
Telefonemas podem ajudar a reabilitar pacientes com problemas cardíacos, diz estudo publicado na revista "The American Journal of Cardiology". Os resultados do estudo, que acompanhou 51 pacientes hospitalizados, mostraram que telefonemas frequentes por parte das enfermeiras melhoram a saúde dos pacientes. Segundo a pesquisa, a taxa de reinternação caiu em 87% durante o período do estudo. As enfermeiras ligavam aos pacientes e os orientavam.

. BIOSSEGURANÇA
Biossegurança - Uma Abordagem Multidisciplinar, org. Pedro Teixeira e Silvio Valle. Editora Fiocruz (r. Leopoldo Bulhões, 1.480, Rio de Janeiro, CEP 21041-210, tel. 021/590-3789). 364 págs. R$ 33.
O livro discute a política de biossegurança, enfocando as doenças emergentes, Aids e hepatite B, doenças ocupacionais e resíduos de laboratório.

. SAÚDE PÚBLICA
Tributo a Vênus - A Luta Contra a Sífilis no Brasil, da Passagem do Século aos Anos 40, de Sérgio Carrara. Editora Fiocruz (r. Leopoldo Bulhões, 1.480, Rio de Janeiro, CEP 21041-210, tel. 021/590-3789). 339 págs. R$ 31.
O autor tenta mostrar que a luta contra a doença venérea passa pela reforma de valores tradicionais relativos à moral sexual.

Texto Anterior: Por que as estrelas 'piscam' quando olhamos para o céu?
Próximo Texto: Os caçadores de cabeças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.