São Paulo, domingo, 2 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Índice

'Doces Criminosos' é 'Cães de Aluguel' trapalhão

LÚCIO RIBEIRO
EDITOR-ASSISTENTE DA ILUSTRADA

Quando você pensa que tudo de errado só acontece em Fargo, cidade de Minneapolis imortalizada nas telas pelos irmãos Coen, é porque ainda não assistiu a "Pallookaville", ou "Doces Criminosos" no Brasil, filme que está em cartaz em SP.
Outro lugarejo americano esquisito, incrustado em lugar qualquer nos Estados Unidos, Palookaville é palco de uma comédia de erros no estilo do filme dos Coen, mas sem nenhum sangue.
A cidade, nome do título original, foi tirada ironicamente do filme "Sindicato de Ladrões", sucesso do anos 50 com Marlon Brando.
Três amigos (Vincent Gallo, William Forsythe e Adam Trese) resolvem ir atrás do dinheiro fácil para acabar com a monotonia da vida besta em uma cidadezinha besta.
Os problemas começam quando, ao mesmo tempo em que esses desempregados precisam pagar o aluguel, não mostram o menor jeito para abraçarem a carreira do crime. Principalmente quando são atrapalhados por suas índoles de bons moços.
"Doces Criminosos" abre com um desastrado assalto a uma joalheria. Mas, em vez de descambar para a sangria à la "Cães de Aluguel", de Tarantino, o assalto evoca momentos de pastelão.
Os aspirantes a criminosos furam a parede errada e caem dentro de uma confeitaria vizinha da joalheria.
"Nós não somos feitos para isso. Algumas pessoas são. Os criminosos, por exemplo", chega a dizer um deles.
Mas esses "losers", que nada têm de doces como sugere o título brasileiro -a não ser pelos donuts comidos na padaria-, não vão esmorecer. Acidentalmente (claro!) esbarram na chance de cometerem o crime perfeito. E lá vem trapalhada. Mais não dá para contar.
"Doces Criminosos" é daqueles filmes independentes ao mesmo tempo tocante e engraçado. Vale cada centavo de seu baixo custo de US$ 1 milhão.
Vencedor do Prêmio Kodak de melhor filme iniciante do Festival de Veneza de 1995, "Doces Criminosos" tem como destaque Vincent Gallo, o modelo da Calvin Klein que recusou o papel de Mr. Pink em "Cães de Aluguel".
Atualmente Gallo roda "Truth or Consequences, N.M.", filme que promoverá a estréia de Kiefer Sutherland na direção.

Filme: Doces Criminosos
Produção: EUA, 1995
Direção: Alan Taylor
Com: Vincent Gallo, William Forsythe
Quando: desde sexta no cine Belas Artes, sala Oscar Niemeyer

Texto Anterior: Moxotó põe forró no almoço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.