São Paulo, domingo, 2 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corsa e Gol vencem em desempenho

Economia também é destaque

JOSÉ CARLOS CHAVES; MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O Gol Plus Mi, com sua nova motorização, fez um duelo equilibrado com o Corsa Super em desempenho. O Corsa também venceu os rivais em consumo rodoviário (veja números do teste abaixo).
O modelo GM precisou de exatos 18,1 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, contra os 18,8 segundos do Gol Plus Mi.
O Palio apresentou falhas na injeção eletrônica durante o teste, o que pode explicar os longos 21,4 segundos que precisou para acelerar até 100 km/h.
O Fiesta ficou com a "lanterninha", mas demonstrou qualidades importantes. Seu motor, o Endura 1.0, com 53 cavalos de potência, é extremamente silencioso e foi o que apresentou o melhor consumo urbano (12,2 km/l).
Na cidade
Andando na cidade, Gol e Corsa demonstram sua vocação de carro urbano. Ambos são ágeis no trânsito, ultrapassam os carros mais lentos com uma certa facilidade e não reclamam muito em subir ruas mais íngremes.
Dirigir o Gol nessas condições, porém, é bem mais prazeiroso. O motor com mais torque (força) permite que se troque menos de marcha, facilitando a vida do motorista. Basta ver os números de retomada para comprovar isso: para ir de 80 km/h a 120 km/h, levou 25,7 s, contra 30 s do Corsa.
A chegada do Gol Plus Mi traz uma novidade, que faz falta aos outros "populares": pára-choques envolventes na cor do carro.
Mas fica a dever um item disponível em todos os outros concorrentes: a opção das quatro portas.
Outra falha que deve ser apontada, dessa vez no modelo Ford, é a falta de acionamento elétrico dos vidros -não está disponível nem como opcional.
Na área de segurança, o destaque fica para o Palio, único "popular" a dispor de airbag duplo (almofadas de ar que inflam em batidas) e cintos de segurança com pré-tensionador (prende os ocupantes com maior força ao banco, em caso de acidente).
(JCC e MTL)

Texto Anterior: Leve sempre peças extras
Próximo Texto: Acabamento simples é falha do VW
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.