São Paulo, domingo, 9 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pernas são as principais vítimas

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um bom repouso entre os bailes garante "fôlego" extra para os foliões durante o carnaval.
Quem mais sofre com a sobrecarga de esforços são os músculos das pernas e dos pés. As pessoas que não estão acostumadas a esse esforço são as principais vítimas.
Usar calçados mais confortáveis e com solas macias durante as festas minimiza esse efeito. Salto alto força a parte anterior dos pés e podem causar ainda mais dor. Segundo Eduardo F. Von Uhlendorff, ele deve ser usados só pelas mulheres que são acostumadas.
Descansar com os pés para cima durante algumas horas e aplicar bolsas de gelo nas regiões mais doloridas são algumas medidas úteis para combater a dor e o inchaço de pernas e pés.
As aplicações com bolsa de gelo devem ser feitas três ou quatro vezes ao dia e duram cerca de trinta minutos. É importante proteger a pele durante a aplicação do gelo.
André Trindade, terapeuta corporal e professor de dança, diz que as pessoas deveriam fazer alongamentos depois dos bailes.
Para ele, alternar banhos quentes e frios no dia seguinte à festa também pode ajudar a relaxar.
Ressaca
Para minimizar os efeitos da ressaca valem ainda as mesmas regras: beber muito líquido, evitar o sol, relaxar em quarto escuro, tomar eventualmente remédios para dor de cabeça ou náuseas e ter muita paciência. Em algumas horas, ela acaba cedendo.
(JB)

Texto Anterior: Carro e álcool não combinam
Próximo Texto: Analista dá receita de festa sem sofrimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.