São Paulo, domingo, 9 de fevereiro de 1997
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Kaiser tem 17% das cervejas

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Agora sim o baixinho da Kaiser vai poder dizer que ela é uma "graaande" cerveja.
A empresa faturou o ingresso no Clube do Bi no ano passado, além de conquistar a liderança no mercado de cervejas da capital de São Paulo.
O aumento do consumo e da participação no mercado de cervejas levou a Kaiser a fechar o ano passado com faturamento de aproximadamente US$ 1,30 bilhão -32% maior do que o de 1995, de US$ 985 milhões.
"O Plano Real foi o nosso grande aliado", diz Carlos Eduardo Jardim, vice-presidente da empresa.
Ele conta que de 1994 até agora a participação da Kaiser no mercado brasileiro de cerveja aumentou de 10% para 17%.
Para atender ao aumento nas vendas, diz, a empresa ampliou o número de unidades. "Em 1992 tínhamos cinco fábricas. Hoje já estamos construindo a nona."
Crescimento
Jardim diz que a expansão da Kaiser no país surpreendeu.
Em 1992, lembra o vice-presidente da empresa, o faturamento da empresa não chegava a US$ 300 milhões. Hoje, já é mais de quatro vezes maior.
"Três anos depois já fazemos parte do clube das empresas que faturam US$ 1 bilhão", comemora.
A capacidade de produção da Kaiser é de 170 milhões de litros por mês -volume que deve ser fabricado em fevereiro, o auge do verão.
As oito fábricas da empresa estão espalhadas pelos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.
A nona fábrica está sendo erguida em Pacatuba, no Ceará. A empresa também tem projetos para construção de uma fábrica na capital de Pernambuco e outra em Anápolis, Estado de Goiás.
Para este ano, a meta da Kaiser é aumentar o faturamento em mais 10%, no mínimo.

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