São Paulo, domingo, 9 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA inspiram as garotas com pompons no estádio

LEANDRO CONTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Campeonato Paulista deste ano traz, entre várias novas atrações, as líderes de torcida.
A novidade foi inspirada nas "cheerleaders" das universidades americanas, garotas que agitam as torcidas de futebol, basquete e hóquei com suas coreografias e acrobacias ensaiadas.
"Visitei inclusive a Universidade de Michigan para ver como elas trabalham", afirma Marcos Inchausti, 35, da E.A. Comunicação, responsável pela introdução da novidade no Paulista-97.
Serão 40 meninas, com idade entre 16 e 22 anos, que estarão presentes nos principais jogos do campeonato aos finais de semana.
Elas fazem apresentações de aeróbica e dança junto com o mascote Serelepe (uma espécie de esquilo brasileiro), outra novidade deste Paulistão.
Uso das cores
As "Garotas do Futebol" vestem short, minissaia ou colant e sempre carregam os pompons -símbolo entre as líderes de torcida em jogos nos Estados Unidos.
Durante as partidas, elas se dividem entre as equipes. Os pompons terão sempre as cores do time que representam.
"Teremos três coreografias diferentes. A última será sempre com uma música popular para que a torcida acompanhe", explica a coreógrafa Renata Azevedo, 30.
Segundo ela, a intenção é criar um clima saudável nos estádios, ajudando o torcedor a se divertir.
"É também uma grande oportunidade que o futebol dá para as meninas que malham e se dedicam à aeróbica e à dança e que agora podem mostrar o seu trabalho."
Selecionadas principalmente em academias, as "Garotas" são jovens e bonitas, a maioria faz faculdade -muitas de Educação Física- e têm bom nível social.
Concentradas em Santos, as atletas ensaiaram todos os dias no último mês. Algumas, com dificuldade, tiveram até aulas particulares para melhorar a performance.
"Vamos mudar a coreografia ao menos uma vez por mês, para que o torcedor assíduo sempre veja novidades", diz Renata Azevedo.

Texto Anterior: Privilégio injusto
Próximo Texto: Santos quer fim de jejum de 13 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.