São Paulo, domingo, 9 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOTAS

. OLHOS
Médicos da Universidade de Chicago (EUA) transplantaram células da retina de um feto abortado em uma paciente de 80 anos que tinha uma doença chamada degeneração macular. A doença é uma das principais causas de cegueira em idosos. A equipe, que enxertou uma microsfera contendo cerca de 250 mil células fetais do olho na idosa, espera que as células não sejam rejeitadas, que a retina se regenere e a paciente recupere a visão.

. CÂNCER
Estudo do Instituto do Câncer Dana-Farber, da Universidade Yale e do Instituto Gustave-Roussy (França) sugere que o gene BRCA-1 pode proteger o material genético das células de danos genéticos. O BRCA-1 é o gene que, quando modificado, leva mulheres ao maior risco de câncer de mama e de ovário. Segundo os cientistas, o gene parece trabalhar em conjunto com uma proteína chamada RAD51, a qual está envolvida no reparo do material genético.

. CÉREBRO
O mau cheiro desencadeia uma resposta cerebral mais rápida do que as imagens ou sons desagradáveis, dizem pesquisadores da Universidade de Minesotta (EUA), que apresentaram o estudo na reunião da Associação Americana de Neuropsiquiatria. O estudo envolveu 12 mulheres, que foram submetidas a diferentes odores. A resposta de estruturas existentes nos dois lados do cérebro, chamadas amígdalas, ao mau cheiro foi imediata.

. VITAMINA
Pesquisadores da Universidade de Illinois, em Chicago (EUA), sintetizaram um novo tipo de vitamina D, chamada D-5, que parece ajudar a tratar o câncer. O estudo foi publicado na última edição da revista "Journal of National Cancer Institute". Segundo os cientistas, liderados por Rajendra Mehta, os resultados do estudo mostraram que a D-5 foi capaz de inibir o crescimento de células cancerosas em experimentos de laboratório.

. FRUTAS
Comer frutas e vegetais é melhor do que tomar pílulas de vitamina, segundo Andrew Ness, do Hospital Addenbrookes (Reino Unido). "Não há evidências conclusivas de que tomar suplementos vitamínicos reduza as doenças cardiovasculares", disse ele, que fez uma revisão sobre os trabalhos já publicados que envolviam pessoas com problemas cardiovasculares e que tomaram cápsulas de vitamina C, E e beta-caroteno.

. SAÚDE
Por Que Adoecemos - A Nova Ciência da Medicina Darwinista, de Randolph Nesse e Gerge Williams. Trad. Ana Beatriz rodrigues e Priscilla Martins Celeste. Editora Campus (r. Sete de Setembro, CEP 20050-002, tel. 021/221-5340). 304 págs. R$ 38.
Os autores abordam as doenças por meio de um novo enfoque: a medicina darwinista, que se baseia na biologia evolutiva.

. ASTRONOMIA
Anuário de Astronomia 1997, de Ronaldo Rogério de Freitas Mourão. Editora Bertrand Brasil (av. Rio Branco, 99, 20º andar, Rio de Janeiro, CEP 20040-004, tel. 021/263-2082). 356 págs. R$ 28.
O astrônomo mostra os diversos calendários e a listagem dos principais eventos astronômicos do ano.

Texto Anterior: Como se descobriu que a Terra gira em torno do Sol?
Próximo Texto: Leishmaniose se espalha pelo país e começa a atacar as cidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.