São Paulo, segunda-feira, 10 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leituras marcam um ano sem dramaturgo Jayme Compri

'O Olimpo dos Orixás' e 'Beatrícias' são lidos em Londres

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Duas leituras dramáticas realizadas em Londres marcarão um ano sem o dramaturgo e diretor teatral brasileiro Jayme Compri.
Compri morreu de aneurisma cerebral em 7 de fevereiro do ano passado, aos 33 anos. Ele estava em Londres, onde cursava mestrado em Dramaturgia Contemporânea no Goldsmith's College.
"Entre os planos de Jayme estava a tradução de seus textos para que fossem encenados em inglês", afirmou o amigo e diretor teatral Eduardo Bonito, que organiza as leituras.
A primeira leitura, de "O Olimpo dos Orixás" -último texto que Compri escreveu para teatro, ainda inédito-, seria realizada ontem à noite, no teatro Kilburn Forge, em Londres.
Hoje deve ser lido o texto "Beatrícias, Cânticos aos Pedaços", que foi encenado com sucesso no Brasil em 1989, na montagem do Grupo Boi Voador, dirigida pelo próprio Compri.
Bonito convidou tradutores, acadêmicos e a comunidade brasileira de Londres para assistir às apresentações, feitas em português. "O objetivo é colocar a obra de Jayme para ser vista. Também acho importante instigar a curiosidade por seus textos, que são extremamente atuais, no Brasil", afirmou Bonito, em entrevista por telefone à Folha.
Segundo ele, Compri escreveu seis peças e deixou pronto o roteiro de outra, sobre o poeta Manoel de Barros, que seria encenada pela atriz Cássia Kiss.
"Existem arquivos organizados com seu trabalho, além de mais de 2.000 cartas de diretores de várias partes do mundo com quem se correspondia. Com os arquivos seria possível fazer um levantamento da dramaturgia de Jayme Compri", disse Bonito.
Compri deixou anotações com vários planos que gostaria de realizar em teatro. Entre eles estava a criação de um centro internacional para a pesquisa teatral e a tradução de "Rancor", de Otavio Frias Filho, para o inglês. "Rancor" foi a última peça dirigida por Compri no Brasil, em 1993.
(DR)

Texto Anterior: Destaques do CD
Próximo Texto: Advogado contesta na Justiça a venda do teatro Ruth Escobar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.