São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil pode perder mercado

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A redução do volume de exportação, na opinião de Carlos Domingues, diretor-secretário da Abecafé (Associação Brasileira dos Exportadores de Café), pode ser um precedente perigoso.
"A cota do Brasil é a maior. Estamos vivendo um momento de escassez", diz. Segundo ele, não tem sentido reduzir cotas neste momento.
"O Brasil vem buscando ampliar a balança comercial. Com a redução, poderemos prejudicar a balança comercial e perder mercado. Vamos dar de bandeja aos países que não são membros da APPC", acrescenta.
Domingues acha muito baixo os números que vêm sendo divulgados sobre a atual safra.
"Não houve nenhuma geada, nem seca. Os números que estão sendo divulgados são muito baixos", diz Domingues. A Abecafé pretende divulgar no final deste mês uma estimativa sobre a safra.
Roberto Sarcinelli, conselheiro da Abecafé e diretor-superintendente da Rio Doce, diz que a redução da cota de exportação do robusta não afeta o Brasil.
"O Brasil não tem café robusta para exportar, porque esse produto está sendo absorvido pelo mercado interno", diz.
Ele contesta os números divulgados sobre a queda da safra brasileira citando uma declaração de Leon Yalouz, ex-integrante do Ministério da Agricultura dos Estados Unidos.
"Ele disse que o Brasil deve produzir 27 milhões de sacas de café nesta safra. E isso provocou uma baixa de 400 pontos na Bolsa de Nova York. É bem diferente do que está sendo divulgado aqui."
Sarcinelli critica a falta de um representante do Espírito Santo no CDPC (Conselho Deliberativo da Política Cafeeira).
"A ausência do Estado é falta de sensibilidade política das pessoas que montaram o conselho", diz Sarcinelli.

Texto Anterior: CNC quer liberar estoques do Funcafé
Próximo Texto: MS declara guerra contra a aftosa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.