São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Índice

Inseminação ganha novo treinamento

Método simula aplicação de sêmen

PESQUISA

Um conjunto de simuladores de inseminação artificial, o método Shiva de treinamento de inseminadores, está sendo lançado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e pela Nova Índia Genética S/A.
Os simuladores são réplicas das carcaças de vacas, construídas em fibra de vidro, e dos canais retal e genital, confeccionados em vinil e látex.
Um deles corresponde a uma vaca partida ao meio. Isso, de acordo com as empresas, possibilita ao aluno visualizar o tamanho, a forma e a posição dos órgãos genitais.
Permite ainda, segundo as empresas, o acompanhamento no interior da fêmea durante uma inseminação artificial.
Uma outra peça, modelo de sistema genital em material transparente, permite que o aluno manuseie os órgãos e acompanhe o trajeto do aplicador do sêmen.
São dez simuladores do sistema genital da vaca. Fitas de vídeo contêm informações para instrutores e livreto descreve a técnica.
Segundo as empresas, o método é inédito no mundo.

Texto Anterior: Produção de leite ainda é levada em banho-maria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.