São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recuperação começou em 1993

DA AGÊNCIA FOLHA

Para chegar à abertura de capital, a Cocamar iniciou, em 93, um plano de reestruturação e enxugamento do quadro de associados.
Luciene de Bastos, do setor de planejamento e projetos, diz que só ficaram os associados que seguem uma tradição de fidelidade.
O processo incluiu a contratação de profissionais para cargos executivos, substituindo os cooperados-diretores. Setores como transporte e assistência técnica foram terceirizados.
Em 95 e 96, a cooperativa buscou recuperar sua credibilidade financeira. A divisão das unidades agroindustriais em sociedades anônimas é a terceira etapa.
Este ano, essas sociedades anônimas, controladas pela holding Cocamar Participações S/A, irão emitir debêntures conversíveis e não conversíveis.
As debêntures conversíveis poderão ser transformadas em participação acionária. As não conversíveis serão pagas, com juros menores que o sistema bancário, pela sociedade anônima que as emitiu.
Acordo firmado em setembro de 96 entre a Cocamar, o pool de bancos e o BNDES estabeleceu que o BNDESpar irá entrar com capital na proporção de um por um.
Por exemplo, se os bancos credores comprarem R$ 40 milhões em debêntures com o crédito que possuem junto à cooperativa, o BNDESpar irá comprar outros R$ 40 milhões em debêntures.

Texto Anterior: Cooperativa do PR começa a virar S/A
Próximo Texto: Caminho é a modernização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.