São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar precisa de um partido

FERNANDO RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ex-presidente Itamar Franco precisa primeiro encontrar um partido político para depois pensar em ser candidato a presidente.
Itamar está sem partido, e as maiores especulações é que iria para o PMDB. O presidente peemedebista, deputado federal Paes de Andrade (CE), alimenta essa idéia.
Mas Itamar sabe que sofreria fortes resistências dentro do PMDB mineiro. Lá tem um fortíssimo opositor, o ex-governador mineiro e ex-deputado federal Newton Cardoso, que hoje é prefeito da cidade de Contagem (MG).
Newtão, como é conhecido, está trabalhando para que o PMDB lhe reserve a vaga de candidato ao governo de Minas Gerais em 1998.
Isso, em principio, não seria obstáculo para os planos de Itamar. Só que o ex-presidente não tem certeza de que valerá a pena ser candidato a presidente em 1998.
Se a economia estiver no mesmo estágio atual e o nível de popularidade de Fernando Henrique Cardoso for muito alto, Itamar considera a possibilidade de apenas disputar o governo mineiro em 1998.
Nesse caso, o caminho do ex-presidente seria o mesmo que o de Newtão. Por isso Itamar reluta em assinar a ficha de inscrição no PMDB ou em outro partido.
Itamar também sofreu um revés grave no episódio da votação da emenda da reeleição. O deputado mais identificado com ele, Raul Belém (PFL-MG), votou a favor da emenda. Essa defecção foi minimizada pelos amigos do ex-presidente. Mas o fato é que a suposta liderança política de Itamar ficou balançada depois disso.
(FR)

Texto Anterior: PMDB tem 'microcandidatos'
Próximo Texto: Brizola quer Lerner candidato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.