São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PMDB tem 'microcandidatos'

FERNANDO RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Superpartido nos anos 80, o PMDB vive hoje à míngua e não tem candidatos com chances reais para concorrer à Presidência da República em 98.
Os nomes nacionais do partido são José Sarney (senador e ex-presidente da República) Orestes Quércia (ex-governador de São Paulo) e Antônio Britto (governador do Rio Grande do Sul).
Nenhum dos três demonstra ter envergadura para a disputa. Hoje, teriam um desempenho de microcandidatos.
Sarney costuma dizer que hoje só se preocupa com o seu passado, não com o futuro. Aos 66 anos, não quer disputar uma eleição sem garantias.
Sarney avalia que seria humilhado se tentasse voltar para o Palácio do Planalto e não conseguisse. O mais provável é que tente se reeleger senador em 98.
Quércia deseja se candidatar. O problema é que não consegue dominar o partido.
Como se não bastasse, tem contra si o fato de ter insistido em ser candidato em 94. Ficou atrás do microcandidato do Prona, Enéas Carneiro.
Já Antônio Britto só continua no PMDB por acidente. Ensaiou sua entrada no PSDB em duas ocasiões, mas problemas regionais o impediram de trocar de partido.
(FR)

Texto Anterior: Lula pensa em não concorrer
Próximo Texto: Itamar precisa de um partido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.