São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Paciente" é épico no Saara e na Toscana

ADRIANE GRAU
DA ENVIADA ESPECIAL A LOS ANGELES

"O Paciente Inglês" teve 12 indicações, entre elas as quatro principais: melhor filme, melhor diretor (Anthony Minghella), melhor ator (Ralph Fiennes) e atriz (Kristin Scott Thomas).
Dividida entre o deserto do Saara e um monastério abandonado na Toscana, a trama de amor e aventura tem elementos clássicos. Nobreza, guerra e vinganças se entrelaçam na história que a enfermeira Hana (Juliette Binoche) arranca do paciente sob seus cuidados.
O filme foi baseado no romance de Michael Ondaatje, que recebeu o 1992 Booker Prize na Inglaterra. "Acho que o filme e o livro vão crescer de maneiras diferentes", diz ele. "Tem que ser assim, pois mostram coisas diferentes".
O filme conta com a produção de Saul Zaentz. O veterano produtor coleciona vários Oscar por "Estranho no Ninho" e "Amadeus". "Saul me deu poder para perseguir minhas idéias sem me comprometer com interesses do estúdio", diz o diretor.
O elenco que trabalhou junto no deserto e na Itália aponta a escolha das locações como um auxílio fundamental no desenvolvimento de seus personagens.
Juliette Binoche chega a apontar a locação como marcante em sua vida pessoal. "Filmamos um mês em cenário e outro no monastério", diz ela. "Foi uma das melhores épocas da minha vida".
A atriz Kristin Scott Thomas, que já havia lido o livro há alguns anos, diz que sempre admirou a personagem que interpreta. "Tento fazer minha Katharine como a que li no livro, onde ela é como um fantasma do qual as pessoas falam", diz ela.

Texto Anterior: Brasileira vence festival na França
Próximo Texto: Confira as datas de estréia dos oscarizáveis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.