São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 1997 |
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A guerra dos domínios
MARIA ERCILIA Uma empresa de Nova York está tentando subverter à força o esquema de terminações (ou domínios) na Internet.A name.space criou terminações como .sex, .chaos, .chat... Tem até .brasil. Cobra US$ 25 por ano para manter esses nomes funcionando. Existe uma entidade responsável pela hierarquia de nomes na Internet inteira, que é a americana Network Solutions. Ela centraliza todos os registros do mundo. Existem uns dez computadores que são os "servidores de domínio root", que guardam todos os nomes existentes e os repassam a outros "servidores de domínios". A name.space (http://namespace.autono.net/) montou o seu próprio servidor paralelo. Mas seu serviço não é confiável, já que não usa os servidores "root". Muitos usuários simplesmente não conseguirão acessar os domínios fornecidos por ela. O dono da empresa, Paul Garrin, se diz artista e tenta emplacar o name.space como um manifesto contra a rígida nomenclatura da Internet. Aliou-se recentemente à Alternic (www.alternic.net), que também propõe domínios alternativos. Mas a nomenclatura oficial também está a ponto de mudar. Há poucos dias, o comitê internacional Internet Ad Hoc divulgou um muito aguardado plano para novos domínios na Internet. As propostas do IAHC são: .firm (para negócios ou empresas), .store (para pontos de venda), .web (para entidades ligadas diretamente à Web), .arts (cultura), .rec (recreação e entretenimento), .info (para serviços de informação), .nom (para endereços pessoais). Os novos nomes por enquanto são apenas um plano, mas já estão despertando polêmica. A intenção é aumentar o espectro de nomes possíveis, mas com o estabelecimento de vários domínios comerciais a confusão pode até crescer. Poderiam existir, por exemplo, www.disney.firm e www.disney.rec, registrados por outros que não a Disney Inc., que hoje já tem disney.com. Para aplainar esse tipo de problema, o IAHC propõe toda uma nova hierarquia de empresas que registram nomes. Elas fariam concorrências, estabelecendo quais ficariam com quais domínios. Uma venderia o .rec, outra o .web e assim por diante. Hoje, a Network Solutions, empresa norte-americana, centraliza os registros. É um dinheiro fácil, um monopólio cobiçado por muita gente. E-mail: netvox@uol.com.br Texto Anterior: Álbuns dos Rolling Stones são relançados Próximo Texto: CORREIO ELETRÔNICO Índice |
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