São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 1997
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Apple contra-ataca com promoções e campanhas

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Acompanhando -e acentuando- o corte de até 27% nos preços anunciado pela matriz, a Apple Brasil promete uma promoção de arrasar ainda neste mês.
Os modelos Performa 6.300 e 6.320 vão ter descontos que derrubarão seus preços para menos de R$ 1.900, segundo a Folha apurou.
A promoção prepara o terreno para o ingresso do Performa 6.360 "made in Brasil". As partes não confirmam, mas especula-se que a produção nacional está sendo terceirizada à Group Technologies.
O novo modelo vem com chip PowerPC 603e de 160 MHz, que é cerca de 30% mais veloz que o 603 e equivale em performance a um Pentium de 200 MHz.
Modelos ainda mais poderosos de Power Mac estão a caminho. Está previsto para o dia 17 próximo o lançamento mundial dos Power Mac 7.300, 8.600 e 9.600 com gabinetes diferentes.
Além disso, a Apple desencadeia a campanha "Sou compatível com Mac", que visa mostrar que há mais software para Mac que imagina o viciado em "Windows".
A campanha terá prateleiras especiais e faixas nas lojas e selos de identificação colados nas caixas dos programas.
O passo seguinte é intensificar o trabalho junto às escolas para mostrar que o Mac é fácil de usar e atacar mais o mercado profissional e os usuários de Internet.
Está nos planos da Apple Brasil trazer protótipos do eMate, o micro portátil para crianças que a empresa lança em março nos EUA junto com o MessagePad 2.000.
No olho do furacão
A Apple teve presença marcante no noticiário internacional na semana passada, em parte por conta da reunião de seu presidente, Gilbert Amelio, com acionistas.
A volta ao prejuízo -US$ 120 milhões no quarto trimestre de 96- e a perda de 21,9% na participação no mercado de computadores pessoais (veja quadro nesta página) não foram perdoados.
Alguns especialistas acham que Amelio realizou pouco em seu primeiro ano no cargo e que a empresa continua lenta na produção e na distribuição dos produtos.
Seus defensores dizem que ele teve a coragem de cortar gastos, vender linhas de produção caras e profissionalizou a empresa.
Em entrevista ao "USA Today", Amelio considerou satisfatório o primeiro dos três anos de seu plano de recuperação.
A empresa conseguiu ter dinheiro em caixa, melhorou a qualidade dos produtos, definiu qual será seu próximo sistema operacional -"Rhapsody", com estréia no primeiro semestre de 98- e reduziu o número de produtos.
Muito mais terá de ser feito. A idéia é cortar 20% dos custos (mais demissões foram confirmadas), vender outros negócios (o Pippin é candidato) e voltar aos lucros.
Enquanto isso, a Apple ataca os PCs em seus novos anúncios. Um deles ressalta a capacidade de som e vídeo do Mac e avisa: "Cuidado. Não tente fazer nada disso em um PC Windows".

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