São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo sistema estabiliza e turbina o Mac

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

À primeira vista, o "MacOS 7.6", novo sistema operacional lançado pela Apple em janeiro, não difere muito de seu antecessor, o "System 7.5.5".
A primeira diferença é a troca definitiva do nome, um sinal da era dos clones de Macintosh.
Em prol da coerência, sumiram o logo do "Mac Picasso" da abertura do sistema e o menu "About this Macintosh", transmutado em "About this Computer".
O novo instalador é muito mais inteligente, tornando a atualização algo suave e sem problemas.
Fora a cosmética, as grandes mudanças aparentes são o novo Extensions Manager, que permite gerenciar melhor as extensões que mudam o sistema, e o novo painel de controle Open Transport/PPP.
Com o Open Transport/PPP finalmente a Apple conseguiu fazer da tarefa de conectar um Mac à Internet uma coisa intuitiva.
Basta ter provedor, preencher quatro campos de informações e clicar Connect. O Control Panel traz informações sobre o status, a velocidade e o tempo da conexão.
A Apple incluiu no "MacOS" tecnologias antes distribuídas em separado, como OpenDoc, QuickDraw GX e QuickDraw 3D (para Power Mac). Destas, apenas a última pode ser indispensável.
A grande diferença do 7.6 é que ele se mostrou mais estável, tanto em Macs mais antigos quanto nos novos Power Macs. Programas abrem mais rápido e funcionam melhor com pouca memória.
O "MacOS 7.6" começará a ser vendido no Brasil em março, em inglês -só o 7.7 terá tradução. Seu preço não está definido, mas tende a ficar perto de R$ 189.
A esse preço, a pergunta é: vale a pena fazer a atualização?
Se você é um usuário doméstico e não tem tido problemas com o "System 7.5", a resposta é não. Espere um pouco. Em julho a Apple deve lançar o "MacOS 7.7", esse sim com grandes inovações.
Entre elas estará uma interface que poderá ser facilmente modificada de acordo com o usuário. Será possível, por exemplo, criar acessos com limites para usuários diferentes em um mesmo Mac.
Já empresas que dependem do Mac para missões críticas devem fazer a atualização, que reverterá em ganho de produtividade.
O 7.6 precisa de no mínimo 8 Mbytes de memória, mas o ideal são 16 Mbytes. Não funciona em Macs muito antigos, com chips Motorola 68.000 e 68.020, nem nos modelos SE/30, IIx e IIcx.

Onde saber mais - AppleLine: (011) 822-5661; MasterDix: (011) 820-1112

Texto Anterior: Cartucho de tinta não funciona
Próximo Texto: Apple contra-ataca com promoções e campanhas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.