São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sul do Líbano é zona insegura

Tishrin
de Damasco

DO "TISHRIN"

Diz que a zona de segurança mantida por Israel ao sul do Líbano se converteu no lugar mais inseguro para tropas israelenses.
A zona é uma faixa de 15 km de largura no sul do país árabe vizinho ocupado por Israel desde 1985 para prevenir ataques terroristas à parte norte de seu território. Segundo o jornal do governo do presidente sírio, Hafez al Assad, a teoria de proteção de Israel é atrasada e ilógica.
O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, sustenta que a retirada unilateral de suas tropas da região implicaria em mais ataques das guerrilhas islâmicas.
O diário afirma que as armas utilizadas pelas tropas israelenses não puderam dar-lhes segurança, e o sul do Líbano se converteu numa tumba para os sonhos agressivos e expansionistas de Israel. Na semana passada, 73 soldados israelenses morreram quando os dois helicópteros que os transportavam para a zona de segurança colidiram no ar.
Foi o pior acidente aéreo da história militar do país. Desde então, cresce a pressão para que Israel altere sua política de ocupação do sul do Líbano.

Texto Anterior: Congresso define sucessão
Próximo Texto: Greve geral tem adesão de 800 mil no país todo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.