São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parlamento dá vitória nas eleições aos oposicionistas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Parlamento da Sérvia aprovou ontem por 128 votos (com duas abstenções) a lei que dá à oposição as vitórias nas eleições municipais de novembro.
A lei é uma forma de o governo recuar na sua decisão de anular aqueles resultados, que dariam à coalizão Zajedno (Unidos) 14 das 18 principais cidades do país.
A anulação gerou uma onda de protestos populares que pôs em risco o governo do presidente Slobodan Milosevic. Ele próprio pediu a aprovação da lei.
A oposição critica a medida. Diz que a aprovação de uma lei parece "um favor" de Milosevic à oposição, não o reconhecimento da vitória. Observadores europeus dizem que as eleições foram limpas, sem motivo para cancelá-las.
A Zajedno disse que só vai encerrar as mobilizações quando as cidades forem entregues à oposição.
Uma das líderes da coalizão, Vesna Pesic, foi apontada ontem candidata ao Prêmio Nobel da Paz, ao lado do prefeito de Tuzla (Bósnia), Selim Beslagic, e de Vesna Terselic, militante pacifista croata.
Gabinete renovado
O Parlamento sérvio aprovou também um novo gabinete, que inclui a criação de um Ministério da Privatização. A oposição criticou a mudança, dizendo que Milosevic, socialista, trouxe pessoas inexpressivas para o governo.

Texto Anterior: Greve geral tem adesão de 800 mil no país todo
Próximo Texto: Recuperação de Ieltsin demora, diz porta-voz; Avião de Uganda cai no país inimigo Zaire; Disputa eleitoral racha governo do Paraguai; EUA querem expulsar 190 mil imigrantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.