São Paulo, segunda-feira, 17 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gospel leva Jesus ao hard rock

FABIAN DÉCIO CHACUR
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Gospel é a música negra religiosa originária dos EUA, certo? Errado. Pelo menos no Brasil. Aqui, o termo serve como rótulo para todo tipo de música com mensagens cristãs, num balaio que engloba heavy/hard rock, rap, reggae, pop, soul, MPB e até axé music.
Com essa nova face, o 'gospel brasileiro' ganha a cada dia uma legião de jovens fãs, predominantemente evangélicos.
"Os jovens estão vendo que não é preciso seguir um estereótipo para encontrar Deus, que gospel não é música de crente usando terninho e visual careta", diz José Bruno, bispo e vocalista da banda Resgate.
O início dessa virada da música de cunho evangélico no Brasil ocorreu a partir dos anos 80, segundo o jornalista e crítico especializado em gospel Toninho Spessotto, 39 anos. "Por meio do pioneirismo de grupos como Vencedores por Cristo e Rebanhão surgiram muitos outros, com uma postura moderna, vencendo o preconceito e atingindo os jovens."
O movimento gospel brasileiro teve como principal influência a música americana. "Só que lá eles chamam esse tipo de música de 'contemporary christian music', diferenciando-a do gospel tradicional", ressalta Spessotto.
"Há artistas de contemporary christian, como a cantora Amy Grante e o grupo hard rock Petra, que vendem milhões de discos no mercado pop."
Quem se depara com o vocalista do grupo hard Oficina G-3 não pode imaginar que está à frente de um pregador da palavra de Deus. O pastor Manga, de 35 anos, com visual de rocker, voz potente e toda a postura de um frontman de banda de rock comum divulga a palavra de Deus numa das igrejasetra, que vendem milhões de discos no mercado pop."
Quem se depara com o vocalista do grupo hard Oficina G-3 não pode imaginar que está à frente de um pregador da palavra de Deus. O pastor Manga, de 35 anos, com visual de rocker, voz potente e toda a postura de um frontman de banda de rock comum divulga a palavra de Deus numa das igrejas Renascer de São Paulo.
"Sempre fui fã de Deep Purple, Led Zeppelin e Rush e quando me converti, há 20 anos, quis fazer música cristã com esse tipo de som", explica.
Walter Lopes, 32 anos, baterista do Oficina G-3 e três discos gravados, acredita que os músicos dessa área começam a ganhar respeito entre os fãs de rock. "Hoje, sou integrante do time brasileiro da Pearl (marca de bateria divulgada pelo músico), e músicos como o nosso guitarrista, o Juninho Afram, volta e meia são entrevistados por revistas especializadas em música graças a sua qualidade."
No segmento rap, a banda de ponta é a Juízo Final, da qual se destaca o vocalista Fábio. Seu hit "Maria" está estourado nas programações gospel.
As atitudes da platéia gospel são semelhantes a de um evento de rock comum. Além do som e visual jeans/camiseta/tênis, há os tradicionais moshes (saltos de fãs sobre o público). O que muda, e muito, é o conteúdo das letras (leia abaixo).
Rodrigo Porto, 19 anos, é vocalista da recém-convertida banda The Little Kids Of Jesus Christ, de Florianópolis, que faz um funk metal na linha do Red Hot Chilli Peppers. "Antes, as nossas letras eram sobre maconha, cocaína, a galera gostava, estávamos indo bem, mas esse lance de drogas nos afundou tanto que não dava mais", relembra.
"Quando encontramos Jesus, ele nos preencheu esse espaço, hoje temos a alegria de Deus, não precisamos de mais nada", diz.

Onde ver e ouvir: rádio Gospel AM (920 khz, SP)/El Shadai FM (RJ)/ TV Manchete, programa Clip Gospel, de segunda a sexta, às 24h15/ shows em igrejas Renascer (tel. 011 277-4688 e 684-5635). No próximo dia 21, acontece a Christian Party, a partir das 20h, no Galpão Fábrica (r. Tagipuru, 906, Barra Funda, tel. 011 262-0552). Discos: são vendidos em algumas lojas seculares (não ligadas à religião), igrejas, nos shows dos grupos e na loja especializada Gospel Records (av. Liberdade, 937, tel. 277-6244).

Texto Anterior: Aprenda como organizar seu guarda-roupa e não se perder no meio das roupas
Próximo Texto: Os 10 hits gospels; Discoteca básica de Gospel e Contemporary Christian
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.