São Paulo, segunda-feira, 17 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tour percorre túnel vulcânico

AZENI PASSOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Cueva de los Verdes é um sinuoso tubo -formado por gases do vulcão Corona- que se estende por 7 km. Ele se chama Los Verdes porque provavelmente serviu de refúgio para algumas famílias judias que tinham esse nome.
O túnel foi resultado de uma explosão vulcânica. Uma excursão com guia dura 50 minutos. Há explicações das lendas, seguidas de um espetáculo de luz e som.
Os Jameos del Agua, também de formação vulcânica, são grutas a céu aberto. O mar penetra nelas e forma uma lagoa subterrânea.
Caranguejos cegos
Atualmente, há um restaurante nas margens dessa lagoa, onde habitam os curiosos caranguejos brancos, cegos por viverem há séculos na escuridão dessa lagoa subterrânea.
Segundo contam os moradores locais, eles não existem em nenhum outro lugar.
Os Jameos del Agua transformaram-se num ambiente muito agradável para visitas. Na entrada há um monumento de pedra e um caranguejo que dá boas vindas aos visitantes.
Sua decoração artificial, assim como nas montanhas de Fogo, é de autoria do talentoso arquiteto César Manrique, responsável pela cultura e arte da ilha de Lanzarote. Sons de música erudita e mística ressoam por todos os lados.
(AP)

Texto Anterior: Ventos amenizam paisagem de Gomera
Próximo Texto: Lanzarote é desafio vencido pelo homem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.